Médicos do Sri Lanka removem maior pedra no rim do mundo
Militar disse que vinha sofrendo com dores abdominais desde 2020
No início do mês, médicos militares no Sri Lanka identificaram e removeram a maior pedra renal do mundo. A substância tem aproximadamente 800 gramas, o que é mais de cinco vezes o peso médio de um rim masculino. O paciente é um soldado aposentado de 62 anos, conforme relatado pelo exército do país.
A pedra renal removida do ex-sargento Canistus Coonge tinha 13,37 centímetros de comprimento, em comparação com um rim médio que tem cerca de 10 a 12 centímetros.
“Em 1º de junho, a remoção da maior e mais pesada pedra renal do mundo foi realizada por meio de uma cirurgia significativa no Hospital do Exército de Colombo“, declararam os militares em um comunicado.
Coonge disse que vinha sofrendo com dores abdominais desde 2020 e que a medicação oral não ajudou. “Após um exame recente, disseram-me para passar por uma cirurgia. Hoje, me sinto normal”, afirmou o militar.
Este caso superou o que antes era considerada a maior pedra renal do mundo, retirada de um paciente no Paquistão em 2008, que pesava cerca de 620 gramas.
As autoridades anunciaram a descoberta nesta quarta-feira, após o Guinness World Records reconhecê-la. “O mais importante para nós é que o rim esteja funcionando normalmente, apesar dessa pedra”, disse o cirurgião do exército K. Sutharshan.
As pedras renais são depósitos formados quando minerais e sais cristalizam nos rins durante o processo de filtragem do sangue. Sua formação pode causar dor intensa, exigindo cirurgia quando são muito grandes e ficam presas.
Por Fabrício Moretti, do Mais Goiás