Covid-19: ministro da Saúde anuncia campanha de vacinação para 2022 e promete 354 milhões de doses – Mais Brasília
Do Mais Brasília

Covid-19: ministro da Saúde anuncia campanha de vacinação para 2022 e promete 354 milhões de doses

“Estamos ainda mais fortes para o ano de 2022", disse Queiroga

Reprodução

O Ministério da Saúde informou, durante coletiva de imprensa nesta sexta-feira (8/10), com a presenta do chefe da pasta, ministro Marcelo Queiroga, que o Brasil terá, no próximo ano, 354 milhões de doses da vacina contra a covid-19 disponíveis para a população. Os imunizantes (Pfizer e AstraZeneca) serão garantidos pelo Programa Nacional de Imunização (PNI).

“Estamos ainda mais fortes para o ano de 2022. Vamos fazer uma campanha mais consolidada porque o nosso preparo em 2021 nos conferiu experiência e capacidade para produzir vacinas com IFA nacional”, disse Queiroga.

Para a campanha de vacinação de 2022, foram avaliadas as vacinas com registro definitivo na Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). Caso a Coronavac obtenha aprovação total da agência, ela também poderá ser incluída na campanha do próximo ano.

Em 2022, o ministério prevê aplicar mais duas doses na população acima de 60 anos, com intervalo de seis meses; mais uma dose de reforço na população até 59 anos; e ainda ampliar o público-alvo da campanha.

Segundo Queiroga, a ideia é que a imunização deixe de seguir o critério de grupos prioritários e passe a focar na vacinação por faixa etária decrescente.