Rodrigo Pinheiro é reeleito prefeito de Caruaru (PE), em vitória para Raquel Lyra
Zé Queiroz (PDT), segundo colocado, ficou com 34% das urnas
O prefeito de Caruaru (PE), Rodrigo Pinheiro (PSDB), foi reeleito neste domingo (2) no primeiro turno. Ele é aliado da governadora de Pernambuco, Raquel Lyra (PSDB). O município é o maior colégio eleitoral do interior de Pernambuco.
Com 100% das urnas apuradas, o prefeito tinha 52,68% dos votos válidos, ante 34,15% de Zé Queiroz (PDT), segundo colocado.
Em seguida, aparece Fernando Rodolfo (PL) com 8,93%.
Rodrigo Pinheiro sucedeu Raquel Lyra na Prefeitura de Caruaru. Ela deixou o cargo em abril de 2022, quando renunciou para disputar o governo de Pernambuco.
A relação entre Rodrigo e Raquel teve altos e baixos. Após assumir a prefeitura, o prefeito retirou do primeiro e do segundo escalões da gestão nomes ligados a Raquel Lyra, o que deixou a sua antecessora irritada nos bastidores.
Depois, quando Raquel foi ao segundo turno na eleição para o governo, os dois se reaproximaram. A relação política se consolidou definitivamente em 2024, quando Rodrigo foi apoiado por Raquel para tentar a reeleição municipal.
Prefeita de janeiro de 2017 a abril de 2022, a governadora é um dos principais cabos eleitorais do município. A aposta da campanha de Rodrigo foi levá-la para atos presenciais de campanha em bairros da cidade e também para a propaganda eleitoral no rádio e na televisão.
Na oposição, Zé Queiroz, que foi prefeito quatro vezes, apostou na associação ao prefeito do Recife, João Campos (PSB), ao longo do primeiro turno. A campanha detectou, em pesquisas internas, que a aprovação do gestor da capital se irradia também para o interior e tentou captar esse efeito positivo.
O candidato do PDT também teve o apoio do PT. O presidente Lula apareceu em programas no rádio e na televisão pedindo votos para Zé Queiroz. O ex-deputado Wolney Queiroz (PDT), um dos filhos do ex-prefeito, é secretário-executivo do Ministério da Previdência, no governo federal.