Oscar Rodrigues (União Brasil) é eleito prefeito de Sobral (CE)
A ex-governadora do Ceará Izolda Cela ficou com 47% das urnas
O deputado estadual Oscar Rodrigues (União Brasil) foi eleito prefeito de Sobral (CE) neste domingo (2).
Com 97,96% das urnas apuradas, Oscar tinha 52,71% dos votos válidos, contra 47,29% da ex-governadora do Ceará Izolda Cela (PSB), apoiada pelo ministro da Educação, Camilo Santana (PT).
O atual prefeito da cidade é Ivo Gomes (PSB), irmão do senador Cid Gomes (PSB-CE). Os dois apoiaram Izolda Cela.
O gestor também é irmão do ex-ministro Ciro Gomes, que não participou da campanha eleitoral na cidade. Ele está rompido politicamente com o irmão Cid e com o PT, liderado no estado por Camilo Santana, aliado de Izolda.
Sobral não tinha possibilidade de ter segundo turno, visto que possui menos de 200 mil eleitores.
Izolda e Oscar foram os dois únicos candidatos à prefeitura no município.
Izolda Cela foi secretária de educação do Ceará de 2007 a 2014, nos governos de Cid Gomes. Depois, foi vice-governadora de 2015 a 2022, quando sucedeu Camilo Santana, que renunciou ao cargo para disputar o Senado.
Izolda tentou ser candidata à reeleição em 2022, mas foi barrada pelo seu partido à época, o PDT, que optou por Roberto Cláudio, ex-prefeito de Fortaleza, como candidato.
Em 2023, Izolda assumiu a secretaria-executiva do Ministério da Educação e ficou na função até junho deste ano, quando deixou o cargo na pasta comandada por Camilo Santana.
Izolda é casada com o ex-prefeito de Sobral Veveu Arruda (PT). Sua coligação reuniu diversos partidos da base aliada do governador Elmano de Freitas (PT), como PSD, Republicanos e PP.
Na oposição, Oscar Rodrigues disputou as eleições de 2020 em Sobral, quando perdeu para Ivo Gomes. O candidato da União Brasil foi apoiador do governo do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).
Oscar Rodrigues tem, em Sobral, apoios do PL —partido de Bolsonaro— e do MDB, sigla comandada no Ceará pelo deputado federal Eunício Oliveira, adversário dos Gomes, além do PRD.