Deputado Bibo Nunes diz que estudantes 'merecem ser queimados vivos' e causa revolta nas redes – Mais Brasília
FolhaPress

Deputado Bibo Nunes diz que estudantes ‘merecem ser queimados vivos’ e causa revolta nas redes

Fala é uma reação ao protesto organizado pelos estudantes contra cortes orçamentários nas instituições de ensino superior

Foto: Reprodução

“Inúteis alunos da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) e de Pelotas (UFPel)”. É assim que o deputado federal Bibo Nunes (PL-RS) inicia um vídeo que tem repercutido nas redes sociais.

Em transmissão na internet nesta quinta-feira (20), o deputado afirmou que os estudantes merecem ser queimados vivos.

A fala é uma reação ao protesto organizado pelos estudantes contra os cortes orçamentários nas instituições de ensino superior, resultado de um bloqueio no Ministério da Educação (MEC) anunciado no início do mês.

“Ser rico e não ter noção, são uns coitadinhos, é o filme ‘Tropa de Elite’. Sabe o que aconteceu? Olha o filme um. Pegaram aqueles coitadistas, aqueles riquinhos ajudando pobre, se deram mal, queimaram vivos dentro de pneus. Queimaram vivo dentro de pneus! E é isso que esses estudantes alienados filhos de papai que tem grana merecem!”, disse o deputado.

Nas redes sociais, o clima é de assombro e aversão. “Grave sugerir que estudantes de Santa Maria, que lutam em defesa da educação pública, morram queimados vivos”, escreveu a deputada federal Fernanda Melchionna (Psol-RS). “Na cidade da tragédia da boate Kiss!”, ela ainda ressalta.

O deputado estadual Leonel Radde (PT-RS) afirmou ter protocolado uma moção de repúdio contra as “falas criminosas” de Bibo Nunes na Câmara Municipal de Porto Alegre. “Repugnante”, ele escreveu.

Melchionna também postou que seu mandato denunciará o deputado no Conselho de Ética da Câmara e ao MP.

Outros usuários ainda destacaram como a violência do discurso de Nunes está também presente em outros episódios recentes, relacionando a fala do deputado à retórica bolsonarista na política.

A lembrança do incêndio na boate Kiss, ocorrido na mesma cidade de Santa Maria em 2013, é também uma recorrência entre as postagens.

Por Gabriel Araújo