Datafolha: Lula e Bolsonaro oscilam juntos para baixo na região Sul

Veja evolução das intenções de voto nos dois candidatos por região do país

O presidente Jair Bolsonaro (PL) reduziu mais uma vez sua distância para o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) entre os eleitores do Sudeste, aponta pesquisa Datafolha divulgada nesta quinta (1º).

A diferença caiu de 12 para 6 pontos percentuais na região nas últimas duas semanas. O atual mandatário variou positivamente de 32% para 35%, enquanto o petista oscilou no sentido contrário, de 44% para 41%.

A vantagem numérica de Lula também diminuiu no Sul nesse período, mas dentro da margem de erro. Em 18 de agosto, o ex-presidente superava o rival por 43% a 39%, mas agora o placar se reduziu para 37% a 35%. No Nordeste, Lula continua na frente com folga.

As margens são de 2 pontos percentuais no total e no Sudeste, mas sobem para 4 no Nordeste, 5 no Sul e 7 no Norte e no Centro-Oeste —duas regiões onde os rivais têm empate técnico. Lula fica numericamente à frente em ambas: 42% a 39% no Norte e 39% a 37% no Centro-Oeste. Não é possível comparar com outros períodos porque nas rodadas anteriores o Datafolha juntou os resultados das duas regiões.

Abaixo, é possível ver a evolução dos dois candidatos desde maio. Entre toda a população votante, 43% está no Sudeste, 27%, no Nordeste, 15%, no Sul, e 15%, no Centro-Oeste e no Norte, segundo o Datafolha.

A pesquisa, contratada pela Folha e pela TV Globo, ouviu 5.734 eleitores acima de 16 anos em 285 cidades. O registro na Justiça Eleitoral é BR- 00433/2022. Foi considerada a pergunta estimulada, ou seja, em que os candidatos são citados ao entrevistado.

Sair da versão mobile