União Europeia e OTAN pedem nesta segunda (27) prolongamento da trégua entre Israel e Hamas
O cessar-fogo iniciou-se na última sexta (24) e, teoricamente, terminaria após 4 dias, nesta terça (28)
Nesta segunda-feira, o secretário-geral da Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN) pediu uma extensão do aumento da trégua na guerra entre Israel e Hamas. O cessar-fogo iniciou-se na última sexta (24) e, teoricamente, terminaria após 4 dias, nesta terça (28). Durante a trégua, foi possível libertar reféns de ambos os lados.
“Faço um apelo para um extensão da trégua, que nos permitirá prestar mais ajuda à população de Gaza e a libertação de outros reféns”, disse Jeans Stoltenberg, durante entrevistas na sede da organização, em Bruxelas.
Ainda nesta segunda (27), no mesmo contexto, o chefe da diplomacia da União Europeia, Josep Borrell, também pediu pelo aumento da trégua no conflito. O pedido foi feito durante o Fórum Regional da União para o Mediterrâneo (UpM), que acontece em Barcelona. Fazem parte da UpM 43 países; os 27 da UE e mais 17 estados mediterrâneos da Europa, do Norte da África e do Oriente Médio, incluindo a Palestina, não reconhecido oficialmente como Estado por todos os restantes.
Segundo Borrell, “a trégua deve ser prolongada e tornar-se duradoura para que possamos trabalhar no sentido de uma solução política.
*Da redação, com informações da Agência Brasil