Twitter suspende contas de vários jornalistas nos EUA
Na rede social, Elon Musk associou as medidas à divulgação de informação pessoal
O Twitter suspendeu as contas de vários jornalistas, incluindo do New York Times e do Washington Post, nesta quinta (15/12), com o site exibindo avisos de “conta suspensa” em suas páginas pessoais.
O fator que motivou a suspensão destas contas não foi imediatamente divulgado. Todos os repórteres suspensos escreveram nos últimos meses sobre o dono do Twitter, o bilionário Elon Musk, e as mudanças na plataforma desde que ele a comprou.
Respondendo a um tweet sobre as suspensões de contas, Musk postou: “As mesmas regras de doxxing se aplicam a ‘jornalistas’ como a todos os outros”, uma referência às regras do Twitter que proíbem o compartilhamento de informações pessoais, chamadas doxxing.
Ele acrescentou: “Criticar-me o dia todo não tem problema, mas divulgar minha localização em tempo real, colocando minha família em perigo, não.”
O Twitter não respondeu a um pedido de comentário.
Na quinta-feira, o Twitter suspendeu uma conta que rastreia o jato particular de Musk em tempo real, um mês depois que ele disse que seu compromisso com a liberdade de expressão se estendia a não banir a conta.
Um porta-voz do The New York Times disse: “A suspensão desta noite das contas do Twitter de vários jornalistas proeminentes, incluindo Ryan Mac do The New York Times, é questionável e lamentável. Nem o Times nem Ryan receberam qualquer explicação sobre porque isso ocorreu. Esperamos que todas as contas dos jornalistas sejam restabelecidas e que o Twitter forneça uma explicação satisfatória para esta ação.”