OMS diz que variante indiana já foi detectada em ao menos 53 países
A cepa B.1.617 é mais contagiosa e diminui a eficácia das vacinas da Pfizer e de Oxford/AstraZeneca,
A Organização Mundial de Saúde (OMS) informou que a variante indiana do novo coronavírus, a B.1.617, já foi oficialmente detectada em 49 países e 4 territórios. Os dados são do relatório da Organização publicado nesta quarta-feira (26/5).
Ainda segundo a OMS, fontes não oficiais, indicam que a variante B.1.617 foi encontrada em outros 7 países e territórios, entre eles, China e Nova Zelândia, países referência no combate à pandemia.
A cepa B.1.617 é mais contagiosa e diminui a eficácia das vacinas da Pfizer e de Oxford/AstraZeneca, mas ainda é investigado se ela está relacionada a quadros mais graves de Covid-19 e se ela aumenta o risco de reinfecção.
A variante indiana
A variante indiana B.1.617 possui três sub-linhagens, com pequenas diferenças (B.1.617.1, B.1.617.2 e B.1.617.3), que foram descobertas entre outubro e dezembro do ano passado.
As três apresentam mutações importantes nos genes que codificam a espícula, a proteína que fica na superfície do vírus e é responsável por conectar-se aos receptores das células humanas e dar início à infecção.
Segundo a OMS, existem evidências de que a linhagem B.1.617 tenha maiores taxas de transmissão.