Ministro indiano aponta sucesso dos 75 anos de relações diplomáticas Índia-Brasil durante comemoração do tradicional Diwali
Diwali é o maior e o mais brilhante de todos os festivais hindus
A Embaixada da Índia, em Brasília, comemorou os 75 anos de relações diplomáticas entre Índia e Brasil nesse último sábado (11), durante celebração de um dos maiores festivais indianos, o tradicional Diwali.
“Hoje, a Índia e o Brasil são duas das economias que mais crescem no mundo, partilhando uma visão para um futuro próspero, inclusivo e sustentável. O nosso comércio bilateral duplicou de forma impressionante, para mais de 15 milhões de dólares nos últimos dois anos, com a Índia a emergir como o quinto maior parceiro comercial do Brasil”, disse o ministro conselheiro Baisnab Charan Pradhano, em um dos mais iluminados festivais que já aconteceu na capital federal.
Para celebrar esta data importante para o povo indiano, Baisnab Charan Pradhan e a missão diplomática receberam, com muitos fogos de artifícios e um jantar indiano, vários convidados; entre eles 35 membros da ABRAJINTER (Associação Brasileira de jornalistas da área internacional).
Diwali é o maior e o mais brilhante de todos os festivais hindus. É o festival das luzes: O nome é derivado do termo sânscrito dipavali, que significa “fileira de luzes”. O Diwali é marcado por quatro dias de festa, que literalmente iluminam o país com seu brilho e deslumbra as pessoas com sua alegria.
O festival Diwali ocorre no final de outubro ou início de novembro. Cai no dia 15 do mês hindu de Kartik, portanto, varia a cada ano. Cada um dos quatro dias do festival de Diwali é marcado por uma tradição diferente. Segundo a tradição indiana, “o que permanece constante é a celebração da vida, sua alegria e um senso de bondade.”
Em seu discurso, o ministro conselheiro ressaltou as conquistas nas área econômica do país, citando focos em que a economia trabalha com interesses mútuos das áreas ambientais e sustentáveis. “O nosso envolvimento estende-se a plataformas como o G20, o fórum Índia-Brasil-África do Sul (IBSA) e os BRICS, onde colaboramos em questões de governação global, alterações climáticas e desenvolvimento sustentável.
Acerca da cooperação Índia-Brasil, Baisnab Charan Pradhano apontou a questão energética, a produção de etanol e os biocombustíveis.
“Esta sinergia abre caminho para um modelo sustentável que conduza a uma economia de baixo carbono e um mercado global de biocombustíveis”, disse.
As origens do Diwali
Historicamente, Diwali pode ser rastreado até a Índia antiga. Provavelmente começou como um importante festival da colheita. No entanto, existem várias lendas que apontam para a origem de Diwali.
Alguns acreditam que seja a celebração do casamento de Lakshmi, a deusa da riqueza, com o Senhor Vishnu. Outros o usam como uma celebração de seu aniversário, pois Lakshmi teria nascido na lua nova de Kartik.