Estudo mostra que sexo ajuda a desentupir o nariz
Publicada no periódico Ear, Nose & Throat Journal, a pesquisa recebeu recentemente o Prêmio IgNobel - uma paródia feita com o Prêmio Nobel
Um estudo feito por pesquisadores da Universidade Hospital Heidelberg, na Alemanha, e do York District Hospital, na Inglaterra, chamou a atenção pelo resultado um tanto quanto inusitado: ter uma relação sexual satisfatória – com orgasmo – melhora a congestão nasal e tem efeito semelhante aos sprays nasais com essa mesma função.
Publicada no periódico Ear, Nose & Throat Journal, a pesquisa recebeu recentemente o Prêmio IgNobel – uma paródia feita com o Prêmio Nobel, que reconhece, com bom humor, estudos científicos inusitados e é entregue todos os anos em cerimônia na Universidade de Harvard.
Apesar de ter vencido a premiação e do estudo ter uma amostragem pequena, ele foi considerado bem elaborado por seus pares.
Os pesquisadores acompanharam 18 casais heterossexuais em cinco momentos: antes do sexo; logo após o orgasmo; e após 30 minutos, uma hora e três horas da relação ter acontecido.
Os dados só eram computados se ambos chegassem ao orgasmo e as mesmas medidas foram registradas no dia seguinte após o uso de um spray nasal descongestionante.
Os médicos utilizaram aparelhos específicos para a medição a passagem de ar no nariz dos indivíduos.
O resultado mostrou que a inspiração pelo nariz melhorou de forma significativa e de forma semelhante.