Colisão de trens deixa ao menos 4 mortos e 42 feridos na Indonésia

Veículos levavam 478 passageiros; causas do acidente ainda não estão claras

Uma colisão de trens que levavam 478 passageiros na Indonésia matou quatro pessoas e feriu 42, segundo a polícia local. Autoridades ainda investigam a causa do acidente desta sexta-feira (5).

Os quatro mortos eram membros da tripulação, disse Ibrahim Tompo, porta-voz da polícia da província de Java Ocidental, onde ocorreu a colisão. Segundo ele, dois membros da tripulação morreram depois de serem espremidos entre os vagões e pelo menos um corpo ainda não foi resgatado por estar sob os destroços.

Após o acidente, que aconteceu perto da capital da província, Bandung, no começo da manhã, ambulâncias se reuniram para levar os feridos ao hospital, afirmou a polícia. Imagens das emissoras MetroTV e Kompas TV mostraram passageiros sendo retirados dos vagões, alguns dos quais haviam descarrilado completamente.

Ayen Hanepi, o porta-voz da operadora de trens PT KAI, afirmou que a colisão envolveu um trem local e um trem Turangga —uma linha intermunicipal que vai de Surabaya, em Java Oriental, a Bandung. A causa do acidente ainda não está clara, mas tanto a empresa ferroviária quanto o governo provincial disseram que vão investigar a colisão juntamente com autoridades de segurança de transporte.

Acidentes envolvendo transporte terrestre são comuns na Indonésia. O mais mortal dos últimos anos aconteceu em 2010, quando 36 pessoas morreram. Já em dezembro do ano passado, uma linha de trem de passageiros atingiu um carro perto de Bandung, matando cinco pessoas.

Em junho, o descarrilamento de um trem de passageiros no leste da Índia deixou 296 mortos e cerca de 1.200 feridos. Na ocasião, os vagões de um trem invadiram outro trilho, onde foram atingidos por um veículo que ia em alta velocidade na direção oposta.

Um trem de mercadorias, que estava estacionado no local, também foi atingido. O impacto da colisão arremessou 50 passageiros pelas janelas.

*Com Reuters 

Sair da versão mobile