Brasília recebe campeonato pan-americano de Kungfu Wushu

Realizado entre os dias 22 e 24 de julho, o evento contará com a participação de 16 países no ginásio da AABB

Brasília recebe a 13ª edição do Campeonato Pan-americano de Wushu, arte marcial chinesa conhecida no Ocidente como Kungfu. O evento gratuito ocorre entre 22 e 24 de julho, no ginásio da Associação Atlética do Banco do Brasil (AABB).

Realizado pela terceira vez no Brasil, o campeonato contará com a participação de 16 países, representados por mais de 300 atletas de 6 a 40 anos. O evento terá disputas nas categorias infantil, infanto-juvenil, juvenil e adulto das modalidades de Sanda e Taolu.

Esta será a primeira competição internacional da modalidade realizada presencialmente no continente americano desde o início da pandemia de Covid-19, em 2020. Brasília foi escolhida como sede desta edição do Pan-Americano em 2018, ano em que sediou o Campeonato Mundial Júnior de Wushu, algo até então inédito nas Américas.

“Brasília já virou referência para eventos nacionais e internacionais de Wushu, tanto que foi eleita por unanimidade como sede do Pan. O apoio do governo local tem sido muito importante para organizarmos competições com alto grau de excelência. A expectativa para o Pan é muito alta”, afirma Marcus Vinicius Fernandes Alves, secretário-geral da Confederação Brasileira de Kungfu Wushu (CBKW).

Novidade inclusiva

O Pan-Americano de Brasília terá uma novidade que já está presente nos eventos nacionais de Wushu: a categoria de adaptados. O objetivo é incentivar a prática esportiva de forma diversa, além de trabalhar a disciplina e promover a inclusão.

“Teremos a participação de cadeirantes, deficientes visuais, amputados e pessoas com Síndrome de Down. No Brasil, a categoria já faz parte dos Campeonatos Brasileiros desde 2016 e o resultado tem sido admirável”, diz Marcus Vinicius.

Preparação para o Mundial

A edição 2022 do Pan-Americano de Wushu será também uma oportunidade para os jovens talentos da modalidade. O evento servirá de preparação e avaliação dos atletas para o Mundial Júnior, marcado para dezembro, na Indonésia.

“Como teremos o Mundial Júnior de Wushu em dezembro, o Pan-Americano é uma oportunidade para as equipes nacionais avaliarem a performance dos atletas e já irem selecionando as equipes”, explica Marcus Vinícius.

Outro destaque do evento será o curso de formação e classificação de árbitros de Sanda e Taolu para representantes de todo o continente. Promovido pela Federação Pan-Americana de Wushu, o treinamento está programado até o dia 21 de julho.

Serviço:

  • Chegada das delegações: 20 de julho
  • Cerimônia da abertura: 22 de julho, às 13h30
  • Competição: 22, 23 e 24 de julho
  • Local: AABB – Associação Atlética do Banco do Brasil
  • Ingressos: Entrada gratuita
Sair da versão mobile