Globo é notificada extrajudicialmente por suposto episódio de intolerância religiosa no BBB – Mais Brasília
FolhaPress

Globo é notificada extrajudicialmente por suposto episódio de intolerância religiosa no BBB

OUTRO LADO: Procurada, emissora não respondeu; Tadeu Schmidt fez intervenção em que falou sobre o respeito à diversidade de crenças

Foto: Reprodução/TV Globo

A TV Globo foi notificada extrajudicialmente pelo Instituto de Defesa dos Direitos das Religiões Afro-Brasileiras (Idafro) após um suposto episódio de intolerância religiosa envolvendo os participantes do BBB 23. A entidade afirma que o médico Fred Nicácio foi exposto, em cadeia nacional, a situações de constrangimento, ultraje e desprezo em razão de sua fé —e cobra uma reparação.

As falas questionadas ocorreram durante o feriado de Carnaval, quando os brothers Cristian, Key Alves e Gustavo se referiram de forma pejorativa à crença do médico. Enquanto Cristian relatou que teria visto Nicácio “fazendo os negócios dele” no quarto em que estavam, Gustavo afirmou que começou a rezar por medo, e Key Alves sugeriu que gostaria de deixar o programa por se sentir desconfortável.

Fred Nicácio, que é candomblecista, havia se levantado para pedir um remédio à produção. Ao retornar ao quarto em que os demais participantes dormiam, ficou parado momentaneamente enquanto tentava se orientar pelo cômodo escuro. A cena, no entanto, foi interpretada de outra forma por causa de sua crença.