Comércio estima crescimento com vendas para Dia das Mães no DF
De acordo com a Fecomércio, 63% dos consumidores da capital querem presentear as mães
No próximo domingo (9/5) comemora-se o Dia das Mães. Levantamento feito pela Federação do Comércio, Bens, Serviços e Turismo do Distrito Federal (Fecomercio-DF), mostra que 63% dos consumidores do DF têm a intenção de comprar um presente. De acordo com a pesquisa, 55,4% dos comerciantes acreditam que a expectativa de vendas será igual ao efetivamente vendido no ano passado. Os dados foram coletados entre os dias 29 de março e 5 de abril, com 406 consumidores e 401 lojistas.
Segundo o levantamento, o valor médio dos presentes será de R$ 114,96. Em 2018, última pesquisa realizada pelo Instituto Fecomércio DF nesta data comemorativa, a média ficou em R$ 158,71, redução real de 27,56%. Entre as preferências de presentes estão roupas e acessórios (32,40%); calçados (27,75%); e em seguida os cosméticos (17,52%).
“Esses números foram feitos antes do decreto do governador Ibaneis Rocha ampliando o horário dos shoppings. Então, a expectativa já era positiva, e esperamos que fique melhor ainda. As medidas foram adotadas e os investimentos foram feitos. As empresas estão preparadas. Sem contar que não houve mais nenhum tipo de intervenção jurídica”, analisa o presidente da Fecomércio, José Aparecido.
De acordo com o Sindicato do Comércio Varejista do DF (Sindivarejista), o setor deve ter um crescimento médio de até 4% neste ano.
Na segunda-feira, o GDF ampliou o funcionamento das lojas de shoppings para o período das 10h às 22h. Antes, as portas ficavam abertas das 13h às 21h. “Foi uma medida acertada e que poderá trazer bons resultados para os empresários”, complementa o residente do Sindivarejista, Edson de Castro.