Banco do Brasil e C6 Bank têm instabilidade no sistema Pix nesta sexta (5)
As queixas são similares
Os aplicativos do Banco do Brasil e do C6 Bank apresentaram instabilidades nesta sexta-feira (5), com clientes de ambos os bancos relatando problemas com o sistema Pix.
As queixas são similares. Usuários do Banco do Brasil alegam que as transferências instantâneas realizadas na plataforma não estão sendo processadas, outros dizem que o aplicativo está fora do ar.
No C6, o Pix não chegava ao destinatário, ainda que o valor tenha sido debitado da conta de origem. Clientes ainda diziam que pagamentos de salário, programados justamente para cair neste quinto dia útil do mês, não apareceram no saldo, e que a área Pix tinha sido removida da tela inicial do aplicativo.
O sistema do C6 foi normalizado no início da tarde. No Banco do Brasil, os problemas ainda persistem.
O Pix é regulado pelo Banco Central. A autoridade monetária afirma que o sistema está funcionando normalmente e que “não se manifesta sobre instituições individuais”.
De acordo com o DownDetector, ferramenta de monitoramento de serviços online, os problemas com ambos os bancos começaram pela manhã. O Banco do Brasil começou a ficar instável por volta das 11h da manhã, com o pico de reclamações ocorrendo às 12h30. No C6, as queixas começaram às 8h50, e o pico foi atingido às 10h30.
“Pix em processamento. Preciso enviar o valor com urgência. Mais alguém enfrentando problemas com @BancodoBrasil?”, escreveu uma usuária do X, ex-Twitter, enquanto outra relata que a instabilidade é recorrente.
“Cadê meu dinheiro, @C6Bank?! Pix feito às 10h07 e não recebido até agora [11h13]! 5° dia útil, todo mundo com contas vencendo hoje e cadê a grana pra quitar os compromissos?”, escreveu um cliente do banco digital no X.
Na rede social, clientes relatam também que os canais de atendimento estão indisponíveis.
O perfil oficial do C6 Bank no X tem respondido usuários com uma mensagem padrão: “Já estamos trabalhando para que os serviços fiquem disponíveis. Por favor, tente verificar novamente mais tarde.”
Procurado pela reportagem, o C6 disse que algumas funções do aplicativo ficaram instáveis nesta manhã, mas que a situação já foi normalizada para a maior parte dos clientes.
“Apenas o envio de Pix apresenta intermitências no momento – e para pequena parcela dos usuários. As equipes do banco estão trabalhando para solucionar a instabilidade o mais rápido possível. Todos os demais produtos e serviços do app funcionam normalmente”, afirma a nota oficial.
Já o Banco do Brasil disse ter identificado instabilidades no login do app e no Pix no início da tarde e “trabalha para o pleno restabelecimento das funcionalidades”.
Por Tamara Nassif