Projeto Brasília Independente 2024 abre inscrições a partir de 22 de maio
Para participar, os artistas devem enviar um único vídeo da música que desejam inscrever, com performance da banda ou cantor
O Brasília Independente, projeto reconhecido por promover o trabalho de artistas independentes do Distrito Federal e entorno, abre inscrições para sua edição de 2024. De 22 a 31 de maio, cantores e bandas independentes que possuam composições próprias de todos os estilos já podem se inscrever por meio do site oficial www.brasiliaindependente.com.br.
Para participar, os artistas devem enviar um único vídeo da música que desejam inscrever, com performance da banda ou cantor. É permitida apenas uma inscrição por artista. O material será avaliado pela equipe do Brasília Independente e os vídeos selecionados também serão exibidos no DFTV e no portal G1, da TV Globo.
Desde sua criação, o Brasília Independente tem desempenhado um papel fundamental na cena cultural do Distrito Federal, divulgando e incentivando a cena autoral da música local. Mais de 120 bandas de todos os estilos já participaram do concurso, tendo suas performances exibidas pela TV Globo Brasília.
A partir deste ano, o Brasília Independente está em novo formato. Independente, segue sob coordenação geral da jornalista cultural, Márcia Witczak, e mantém o apoio e parceria com a Programação da TV Globo para exibição das bandas na televisão.
O projeto continua a beneficiar os artistas independentes, mantendo sua essência e objetivos originais, mas traz algumas novidades. Uma delas é que 2024, o Brasília Independente presta uma homenagem ao Rock de Brasília, marcando pontos turísticos da cidade com a trilha sonora que conta a história desse estilo musical na capital. Além disso, institui-se o prêmio “Rota Brasília Capital do Rock” de música independente, reconhecendo a contribuição das bandas para a cena musical da cidade.
O Brasília Independente continua aberto a todos os estilos musicais, mantendo a homenagem como uma reverência ao estilo que colocou Brasília no mapa da música brasileira como a Capital do Rock, destacando-se como uma produtora de música de alta qualidade.
As bandas selecionadas na primeira fase serão classificadas para as seletivas, que acontecerão em shows programados em duas cidades: Gama e Ceilândia, nos teatros do Sesc. Os finalistas serão exibidos na programação da TV Globo e se apresentarão ao vivo para os jurados, com direito a votação popular pela internet para eleger um vencedor do voto popular.
A grande final, com o anúncio e a premiação dos vencedores, será realizada em um grande show na Praça do Cruzeiro, com a participação de uma atração nacional ainda a ser definida. Os três primeiros colocados receberão troféus e prêmios em dinheiro.
Além da divulgação das bandas na TV Globo, o Brasília Independente contará com um programa especial sobre o evento ao longo da programação, culminando com a exibição da grande final e o anúncio dos vencedores.