Projeto 'Balaio Junino' visita escolas de Ceilândia, Samambaia, Sol Nascente e Pôr do Sol – Mais Brasília
Do Mais Brasília

Projeto ‘Balaio Junino’ visita escolas de Ceilândia, Samambaia, Sol Nascente e Pôr do Sol

Apresentações de quadrilhas juninas do Distrito Federal vão até o dia 3 de junho

Foto: Divulgação

O projeto “Balaio Junino nas Escolas” realiza, até o dia 3 de junho, apresentações de quadrilhas juninas em colégios de Ceilândia, Samambaia, Sol Nascente e Pôr do Sol. A iniciativa é desenvolvida por Elaine Araújo, arte-educadora, que atua no movimento Junino do Distrito Federal há mais de uma década.

Além da realização das apresentações dos grupos juninos, serão abordados temas como a história do movimento junino no Brasil, os tipos de indumentária, tipos de coreografia, inclusive com a explicação da diferença entre os vários tipos de danças que são inseridas nas apresentações dos grupos, como: Xaxado, Maracatu, Frevo, Coco, Baião, Forró e danças de roda como a Ciranda e a Arriuna, uma marca registrada das Quadrilhas do DF.

A primeira etapa do projeto foi realizada no dia 21 de maio, na Escola Técnica de Ceilândia, com a Quadrilha Formiga da Roça. A apresentação foi em homenagem aos 40 anos da Escola Técnica, que contou ainda com shows de Rock, Hip Hop e capoeira, além de comidas típicas e exposições dos estudantes do centro técnico.

Elaine Araújo ressalta a importância do projeto: “Incluir alunos e aproximar a comunidade escolar das atividades das quadrilhas são fundamentais para o fortalecimento dos valores que carregamos. A cultura das quadrilhas é diversa e multifacetada, assim como as escolas”.

Celeiro das Quadrilhas do DF

A Macrorregião formada pelas cidades de Samambaia, Ceilândia, Sol Nascente/Pôr do Sol, é uma das regiões que mais possui grupos de quadrilhas juninas do DF, segundo dados da Liga Independente de Quadrilhas Juninas do DF e Entorno (LINQDFE).

A cultura junina nessa região é intensa e movimenta uma longa cadeia econômica e cultural. Para as apresentações que são realizadas no período compreendido entre maio e agosto, são feitos ensaios desde o início do ano, muitas vezes em quadras esportivas ou nos pátios das escolas.

Em mais um movimento de aproximação com a comunidade, o projeto contará com as seguintes apresentações:

Dia 25 de maio, às 15h30 – Centro de Ensino Fundamental 32 do Pôr do Sol

  • Quadrilha Ribuliço

Grupo inicialmente formado por jovens da Expansão do Setor “O” e Setor “O”, bairros da Ceilândia. Com objetivo de dar aos jovens uma opção de lazer e difundir um pouco da cultura popular naquela comunidade.

A Quadrilha Ribuliço tem por marca a abordagem de temas relevantes à história brasileira tais como “A saga de Antônio Conselheiro no sertão de Canudos”, “O pagador de promessas” e também de temas autorais como “O fim do mundo”, “O bilhete premiado” e “Cada um é para o que nasce e o picadeiro é o palco da vida”.

Dia de 27 de maio, às 16h30 – Escola Classe Juscelino Kubitschek do Sol Nascente

  • Sanfona Lascada

A Sanfona Lascada, com 40 anos de história, realiza apresentações em escolas, igrejas, feiras e festas comunitárias e acumula mais de 100 conquistas em concursos de quadrilhas.

O grupo tem como objetivo manter viva a cultura da dança de quadrilha junina na capital federal, resgatando os costumes nordestinos presentes na região.

Dia 2 de junho, às 20h40 – Centro de Ensino Fundamental 312 de Samambaia

  • Coisas da Roça

A quadrilha Coisas da Roça, com quase 30 anos, foi fundada com o objetivo de contribuir para a inclusão social de jovens da cidade do Paranoá.

O grupo mantém o espaço aberto para diferentes manifestações culturais, proporcionando novas perspectivas e desafiando a sociedade a pensar e agir, despertando a capacidade criativa de cada um.

Dia 3 de junho, às 21h30 – Centro Educacional 06 de Ceilândia

  • Quadrilha Formiga da Roça

Fundada em 8 de julho de 1996, a Quadrilha Junina Formiga da Roça tem o objetivo de alegrar, encantar e emocionar o público, mostrando o que há de mais belo na nossa rica cultura popular nordestina.