Pôr do sol no parque, cinema, sarau e festival de moto agitam fim de semana no DF
Confira as atrações gratuitas apoiadas pelo Governo do Distrito Federal que preenchem a agenda do brasiliense a partir desta sexta-feira (27)
Neste fim de semana, o Distrito Federal será palco de uma série de atrações culturais gratuitas, que atendem desde quem anseia por uma programação ao ar livre para contemplar o pôr do sol no Parque da Cidade até quem procura um cinema acessível com máquina de pipoca.
Festivais com música espalhados pela cidade também trarão ritmos diversos em um evento para fãs do motociclismo. Já para os amantes de literatura, um sarau de poesias com mimeógrafo promete reviver a nostalgia dos versos impressos na hora. As atrações contam com acessibilidade e são incentivadas pela Secretaria de Cultura e Economia Criativa do DF (Secec-DF). Não fique de fora!
Pôr do sol no parque
No sábado (28) e no domingo (29), um evento cultural gratuito com apresentações musicais será realizado das 16h10 às 20h30 em um palco montado em frente ao lago do Parque da Cidade. Com foco no jazz, o Pôr do Sol no Parque visa integrar música e natureza em um espaço acessível a pessoas com deficiência (PCDs), contando com áreas reservadas para cadeirantes, banheiros adaptados, intérprete de Libras e audiodescrição durante as apresentações.
Cinema
O Cineclube Vale do Amanhecer segue a temporada gratuita de cinema com pipoca para a população. O projeto leva a sétima arte para comunidades periféricas de Planaltina, com sessões em espaços públicos e máquina de pipoca de cinema. No sábado (28), as sessões serão na Escola Classe Rural Pedra Fundamental, entre 10h e 16h, todas abertas à comunidade em geral.
Entre os destaques da programação estão o documentário Delfini Brasília, Olhar Operário, que apresenta fatos histórico-políticos sobre a construção de Brasília com relatos de pioneiros idosos; e a animação clássica da Disney Steamboat Willie, curta-metragem que marca a estreia de Mickey e Minnie Mouse nas telonas, em que o ratinho é um marinheiro em um barco a vapor que enfrenta situações cômicas e inusitadas.
O Cineclube contará com outras sessões no Vale do Amanhecer e comunidades próximas. A agenda e mais detalhes da programação estão no site do projeto.
Música
O festival Sai da Lata, que era sediado na Praça do Museu Nacional entre 2009 e 2016, retomou as atividades em uma nova abordagem e encerra a temporada em 28 de setembro no Altiplano Leste, com shows de Saci Wèrè, Passo Largo, Georgia Nasr, e uma jam session liderada por Esdras Nogueira. Iniciando a partir das 17h, a programação também inclui o Brasília em Concerto, que traz grandes nomes do instrumental brasiliense, como Oswaldo Amorim, Blues de Bolso, Haroldinho Mattos e Victor Z.
O evento, que circulou por diversas regiões do quadradinho, conta com acessibilidade para PCDs e transmissão via metaverso. Realizado com apoio da Lei Paulo Gustavo e do Fundo de Apoio à Cultura do DF, os ingressos para o festival são gratuitos e estão disponíveis no Sympla.
Moto Festival
A terceira edição do Brasília Moto Festival (BMF) continua até domingo (29), com atrações musicais e feiras na Praça do Cruzeiro. Celebrando a cultura motociclística do Distrito Federal, o evento tem entrada gratuita e uma programação musical com 15 bandas de rock, praça de alimentação, produtores de cervejas artesanais e feiras de acessórios de motociclismo e de adoção de cães e gatos. Mais detalhes estão disponíveis na página oficial do evento na internet.
Saraus
Nesta sexta (27), a partir das 19h30, o Teatro Mapati exibirá o curta Tira-Gosto de Poeta, dirigido por Danielle Araújo, no Espaço Cultural Mapati (707 Norte, Bloco K). A obra carrega uma reflexão sobre a importância da poesia como forma de resistência cultural no período desafiador da história brasileira que foi a Ditadura. O projeto conta com o apoio da Funarte e da Secretaria de Cultura, com entrada gratuita mediante retirada de ingresso no Sympla.
Após a exibição do filme, será realizada a segunda edição do Sarau Autoral, em que os espectadores poderão sentir o cheiro do álcool que sai dos mimeógrafos, que integrarão a cenografia durante a leitura dos poemas. O sarau será apresentado de forma itinerante nos bastidores do Teatro Mapati.
O projeto Luziê é Festa de Sereia encerra a temporada no espaço Invenção Brasileira do Mercado Sul de Taguatinga (QSB 12/13). Promovido pelo artista brasiliense Jun, a iniciativa estreou no Espaço Cultural Renato Russo e passou pela Casa de Cultura Popular Martinha do Coco, no Paranoá.
O projeto promove expressões da cultura popular como dança, música, teatro e o uso do agbê, instrumento de origem africana presente em diversas tradições do Brasil. A programação ocorre às 20h de sábado (28), com o espetáculo Luziê é Festa de Sereia Velha, e às 10h de domingo (29), com a oficina Sereiada – Agbê e Dança Invisível.