Parque Ecológico Águas Claras celebra Dia do Cerrado com programação diversa

O evento terá atividades de automassagem, contação de história e exposição de maquetes topográficas de unidades de conservação

O Instituto Brasília Ambiental comemora, neste sábado (11/9), o Dia do Cerrado, no Parque Ecológico Águas Claras, com um evento no Centro de Referência em Educação Ambiental (Portão 2). A programação começa às 10h30 com atividades organizadas para a Semana do Cerrado, coordenada pela Secretaria do Meio Ambiente (Sema).

O evento terá atividades de automassagem, contação de história, exposição de maquetes topográficas de unidades de conservação, doação de publicações ecopedagógicas, divulgação do concurso fotográfico Eu Amo o Cerrado, as exposições “A Natureza É” e “Nosso DF Através de Mapas”e a palestra “Como a filosofia pode auxiliar no desenvolvimento sustentável”, às 11h.

A ação ambiental contará com as participações especiais do Grupo de Escoteiros Ave Branca – que desenvolve atividades de educação ambiental –, da Escola de Filosofia Nova Acrópole, do Instituto Arapoti (compostagem) e da Brigada de Combate aos Incêndios Florestais do Brasília Ambiental, que atuará nas atividades de educação e de prevenção.

Bioma

A Semana do Cerrado ocorre anualmente em função do 11 de setembro, Dia Nacional do Cerrado. Tem o objetivo principal de promover e divulgar o bioma, estimulando a sua valorização e conservação.

O cerrado é o segundo maior bioma brasileiro e um dos mais ameaçados. Detém um terço da biodiversidade brasileira, 5% da fauna e flora mundiais e é o nascedouro de águas que formam as três grandes bacias hidrográficas do país: Amazônica, São Francisco e Paraná/Paraguai, além de importante área de recarga de aquíferos, o que caracteriza o bioma como berço das águas do Brasil.

Sair da versão mobile