Onde Ritmos se Encontram: vem aí a 5ª edição do Festival Sinfônico – Mais Brasília
Do Mais Brasília

Onde Ritmos se Encontram: vem aí a 5ª edição do Festival Sinfônico

Com apresentações de estrelas como Liniker, Lenine, Fernanda Takai, Letrux, Edson Cordeiro e Gabriel Grossi, o festival oferece Ensaios Abertos e Concertos Didáticos, uma experiência educativa e envolvente dessa iniciativa apresentada pela Lei de Incentivo à Cultura e patrocínio master da Shell

Foto: Francisco Aragão/Flickr/Divulgação

Um verdadeiro encontro de estilos musical em um dos cartões-postais mais charmosos da cidade. A 5ª edição do Festival Sinfônico acontece nos dias 17, 24, 31 de agosto e 7 de setembro, na Concha Acústica.

Com apresentações em agosto de Lenine (17); Liniker (24); Letrux e Fernanda Takai (31); e em setembro do harmonicista brasiliense Gabriel Grossi, além do cantor Edson Cordeiro (07), o FSV (como está sendo carinhosamente chamado) é apresentado pela Lei de Incentivo à Cultura e Shell; com patrocínio do Grupo Santa; apoio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa (Sesec) e de Turismo (Setur) do Governo do Distrito Federal, da CapadóciaInfinu e Studio 267; realizada pela Associação dos Amigos das Artes de Brasília (AMABRA) e pelo Ministério da Cultura e Governo Federal.

Os ingressos já estão à venda pelo Sympla.

Com regência do Maestro Thiago Francis, o festival segue com a fórmula de sucesso que o consagrou nas edições anteriores, acontecendo nesse espaço emblemático que é a Concha Acústica, cuja capacidade chega até 5000 pessoas, mas inovando e diversificando a sua oferta cultural.

Entre as diversas atividades que já estão confirmadas temos as apresentações de “Cinderela, de Sergei Prokofiev, e “Carmina Burana, de Carl Orff, na abertura e no encerramento do evento, ambas com coreografia e direção de Cristina Perera.

Ainda sobre Perera, trata-se de um dos mais importantes nomes em ação no cenário da dança mundial. Desde quando começou a estudar balé clássico com Tatiana Leskova, no Teatro Municipal do Rio de Janeiro, e posteriormente com Monsieur Goube da Ópera de Paris, vem destacando-se como bailarina, coreógrafa, autora e diretora em montagens premiadas na Europa, América do Norte e Ásia.

Sua versatilidade se reflete em trabalhos como o espetáculo “Alegria” do Cirque du Soleil e colaborações com Ridley Scott para a PRADA, por exemplo.

 

Um festival democrático e educativo

Entre as novidades na programação do Festival Sinfônico em 2024 está a realização dos primeiros Ensaios Abertos da Orquestra Filarmônica de Brasília (OFB). Gratuitos, eles prometem se tornar um marco significativo na história do evento, isso porque, durante os ensaios, o público terá a oportunidade de vivenciar obras que fazem parte do repertório do festival, incluindo composições clássicas e arranjos inéditos.

Esta é uma chance imperdível para os espectadores se envolverem com a riqueza musical que o Festival Sinfônico tem a oferecer ao se aproximarem do processo criativo por trás das performances, testemunhando de perto o trabalho árduo e a paixão dos músicos”, avalia o presidente da Orquestra Filarmônica de Brasília Doner Cavalcante.

Outro destaque são os Concertos Didáticos – Leve sua Escola que serão em duas sessões (9:30h e 15h) nos dias 16, 23, também na Concha Acústica.

Os Concertos Didáticos são uma tradição de longa data da OFB, porém, este ano traz um formato inovador. Além de apresentações musicais, os espectadores terão o privilégio de testemunhar a integração das três artes primárias – teatro, música e dança – em uma única apresentação”, explica Doner. Porém, “é importante destacar que esses concertos não são uma atividade paralela ao festival, mas sim uma parte integrante do mesmo”, completa o presidente da OFB.

Com objetivo multifacetado, os Concertos Didáticos irão proporcionar uma experiência educativa única para o público infanto-juvenil, educando-o sobre a natureza e funcionamento de uma orquestra, diferenciando a Filarmônica de Sinfônica, por exemplo. Além disso, também haverá a participação do Grupo Humus com a peça “Oz no Cerrado“, que se inicia com uma apresentação da Orquestra, destacando os instrumentos, os músicos e a dinâmica da performance.

Após essa introdução, a orquestra toca “O Amanhã“, composta por Doner Cavalcante, com arranjos de Nilson Vieira, e participação do Coral 10 de Brasília e da Orquestra Solistas da OFB, preparando assim o palco para o grande espetáculo. Em tempo, as escolas interessadas em participar dos Concertos Didáticos podem fazer sua inscrição gratuita por meio deste link.

Orquestra Filarmônica de Brasília e o Festival Sinfônico

Ao longo dos anos, a Orquestra Filarmônica de Brasília (OFB) realizou concertos em várias localidades do Distrito Federal, como os projetos Domingo no Parque, Concertos Sinfônicos Populares e Clássicos para a Juventude, Concertos Didáticos, Concertos do Afeto e tantos outros, estabeleceram parcerias, gravações e execuções em diversos estilos musicais. Destacam-se trabalhos como a festa cultural em comemoração aos 35 anos de Brasília, o retorno da artista Bibi Ferreira aos palcos do Teatro Nacional Cláudio Santoro e o projeto Popularizando a Sinfonia, que homenageia os ritmos populares e folclóricos da cultura brasileira.

Organizado pela OFB, o maior festival de música instrumental do Centro-Oeste promove a música clássica e o intercâmbio com artistas de variados gêneros musicais. Em sua quinta edição, o evento se consolida como uma referência nacional e internacional de festivais do gênero, contribuindo para o fortalecimento e desenvolvimento da cultura do Distrito Federal.