Gibiteca do Espaço Cultural Renato Russo é reinaugurada no aniversário de Brasília – Mais Brasília
Do Mais Brasília

Gibiteca do Espaço Cultural Renato Russo é reinaugurada no aniversário de Brasília

A cerimônia oficial de reinauguração ocorre na quinta (21/4), das 15h às 17h, com apresentação da Orquestra Marafreboi e visitação à exposição

Foto: Divulgação

Inaugurada originalmente em 1993, a gibiteca do Espaço Cultural Renato Russo foi um ponto de encontro de leitores de histórias em quadrinhos em Brasília. Além de ter entretido e encantado o público que a frequentou, seu acervo de revistas, livros e periódicos contribuiu para a formação de repertório de diversos futuros profissionais das artes gráficas, do jornalismo e do audiovisual. Ao longo dos anos, a gibiteca ocupou diferentes salas do Espaço Cultural, até ser desfeita em 2013, quando do início das reformas no local. A boa notícia é que a gibiteca está de volta, repaginada, redecorada e rebatizada.

A sua reinauguração faz parte das comemorações dos 62 anos da capital brasileira e contará com dois momentos. O primeiro, a realização da Mostra Gibiteca TT Catalão, com ilustrações realizadas por vários artistas que foram antigos frequentadores, com abertura nesta terça-feira (19/4), às 19h, e com visitação até 5 de junho. E na quinta-feira (21/4), a cerimônia oficial de reinauguração, das 15h às 17h, com apresentação da Orquestra Marafreboi e visitação à exposição.

“A Gibiteca TT Calatão reabre como uma das mais importantes do país, com acervo vasto e raro. Queremos estimular a difusão de um polo de criadores no DF”, aponta o secretário de Cultura e Economia Criativa, Bartolomeu Rodrigues, que começou a carreira como desenhista.

A nova gibiteca ganhou o nome de TT Catalão, uma justa homenagem a seu fundador. Jornalista, poeta e importante ativista cultural falecido em 2020, aos 71 anos, o carioca Vanderlei dos Santos Catalão, o TT, foi quem criou a gibiteca quando foi coordenador do Espaço Cultural 508 Sul, à época o local ainda não tinha sido rebatizado com o nome do vocalista da Legião Urbana, onde esteve à frente até 1997.

Parte do acervo inicial da gibiteca foi doado da coleção de TT Catalão. Com o passar do tempo, mais e mais doações de quadrinhos foram feitas. Atualmente, estão disponíveis para leitura aproximadamente 23 mil exemplares de diversos gêneros: HQs de super-heróis, mangás, gibis infantis e graphic novels.

A nova decoração é composta tanto por quadros pintados pelo veterano ilustrador e quadrinista Jô Oliveira – que, originalmente, adornavam as paredes da Biblioteca Demonstrativa de Brasília, quanto por obras de Lez Coutinho, em murais que homenageiam TT Catalão e Ethel Oliveira Dornas (que dá nome à Biblioteca de Artes). E na entrada da gibiteca, um mural assinado por Lima Neto.

“No Espaço Cultural da 508, eu frequentei a gibiteca, participei de eventos de RPG, assisti exibições de desenhos animados japoneses e compareci aos encontros dos fã-clubes das séries Arquivo X e Star Trek”, conta Lima, que além de artista plástico, foi um dos proprietários da Kingdom Comics, a primeira loja especializada em quadrinhos de Brasília.

Aliás, o Espaço Cultural Renato Russo foi pródigo em apontar caminhos para o futuro de quem passou por lá. Percebendo isso, o artista plástico Gersion de Castro, servidor da Secretaria de Cultura, realizou entre 2000 e 2002, três edições do projeto Gibiteca em Movimento, com exposições de ilustrações de frequentadores da gibiteca.

A iniciativa retorna em 2022 acompanhando a reinauguração da gibiteca, com a participação de mais de 20 desenhistas, entre novatos e veteranos, selecionados por Gersion em parceria com o evento Rabiscão Ilustrado, um encontro periódico de ilustradores, cuja última edição foi realizada em março, justamente no Espaço Cultural Renato Russo.

Serviço:

  • Endereço: no Espaço Cultural Renato Russo (508 Sul, bloco A).
  • Horário de funcionamento: de terça a sexta-feira, de 10h às 20h; sábado, das 13h às 19h. Acesso livre.
  • Abertura da Mostra Gibiteca TT Catalão: 19 de abril, terça-feira, às 19h. Acesso livre.
  • Visitação: de 20 de abril a 5 de junho, de terça a sexta-feira, de 10h às 20h; sábado, das 13h às 19h. Acesso livre.
  • Cerimônia de Reinauguração: 21 de abril, das 15h às 17h, com apresentação da Orquestra Popular Marafreboi e visitação à Mostra Gibiteca TT Catalão.
  • Classificação: Indicativa livre