Festival Travessia traz espetáculo com transmissão e interação em tempo real pela internet

Peça 'Caso Cabaré Privê' acontece nesta quarta-feira (15/12), às 21h

O Festival Travessia apresenta ao público brasiliense o espetáculo “Caso Cabaré Privê”, nesta quarta-feira (15/12), às 21h. A peça busca inovar ao colocar o espectador em cena assumindo o papel de investigador do assassinato do filho do presidente. O texto, de Tainá Muhringer e Felipe Aidar, promove uma imersão virtual por um cabaré onde todos são suspeitos de um crime.

O musical é feito por jovens atores do Núcleo Pequeno Ato, em resposta direta às questões que os afligem no Brasil de 2020, uma característica marcante do processo de pesquisa e criação do grupo.

Na trama, o filho do presidente é encontrado morto em um cabaré privativo, e o público é convidado a investigar as pistas antes do anúncio oficial para imprensa. Ninguém pode sair do estabelecimento e começam as interrogações conduzidas por um delegado. Os espectadores são direcionados para cabines privê e podem interrogar as personagens.

Os atores fazem a encenação em tempo real a partir de São Paulo, executando as cenas e interagindo com a plateia. Dessa forma se estabelece um jogo imersivo a partir dos registros do celular do filho do presidente, que funciona como um flashback, para ajudar na elucidação do que aconteceu naquela noite.

O formato faz parte da pesquisa do diretor, Pedro Granato, que estreou em 2019 o espetáculo Babylon: Beyond Borders, encenado simultaneamente em quatro países com transmissão ao vivo pela internet.

“Como eu já tinha feito uma peça de forma on-line e em países diferentes, me deu uma certa tranquilidade por saber que era possível realizar. O maior desafio de produzir, no único formato possível de se fazer naquele momento, foi buscar novas maneiras para resolver os problemas. Existe a novidade tecnológica que eu já estava experimentando e que a pandemia universalizou permitindo assim uma nova conexão com o público”, explica.

Festival Travessia

O Festival Internacional Travessia apresenta uma mostra interseccional de linguagens artísticas com exibições em palcos e espaços públicos da cidade, bem como em plataformas virtuais.

Conduzir o público de Brasília por meio de uma jornada no universo das artes, é o que propõe o evento. Festival com idealização e curadoria de Alaor Rosa que vai ocupar, até 19 de dezembro, o palco do Sesc Garagem e o Conic, além de espaço público.

A programação completa está em www.travessiafestival.com.

Serviço:

Espetáculo: Caso Cabaré Privê
Local: transmissão on-line e ao vivo, via aplicativo Zoom
Dias e horário: 15 e 16 de dezembro, às 21h
Ingressos: gratuito – retirada de bilhete no site do Sympla
Capacidade: 50 espectadores
Duração: 90 minutos

Sair da versão mobile