Festival LGBT tem edição online com shows de Johnny Hooker e Urias
Evento é gratuito e traz shows, mostra de cinema, concurso fotográfico e atividades formativas
O Festival Plural apresenta a sua segunda edição, que vai explorar música e diversidade em seu palco virtual. Evento gratuito será promovido até sábado (18/9) com shows, mostra de cinema, concurso fotográfico e atividades formativas (veja a programação completa abaixo).
Pautado no empoderamento das expressões de diversidade, luta contra LGBTfobia e educação para todos, participam da programação personalidades das artes e da política, cuja atuação dialoga com movimentos contemporâneos de equidade de gêneros, democratização, pluralidade, respeito e reflexão.
O festival é uma produção da Bloco B e Instituto Transforma, realizado com recursos da Lei de Incentivo à Cultura do Distrito Federal, com patrocínio da Oi e apoio cultural do Oi Futuro.
Para o curador e diretor artístico, Yuri Rocha, realizar um projeto com este formato é “insistir em presenças e conversas que constroem um pensamento mais humano e respeitoso com o mundo e produz uma relação de reflexão com a sociedade, de aceitação e de enfrentamento, como uma luta contra o retrocesso”.
Esta nova edição convidou o cantor e letrista pernambucano Johnny Hooker e a cantora mineira Urias. Compõem ainda a programação musical Mar Nóbrega & Carol Nóbrega, Haynna e os Verdes, Moara e Rosa Luz, que são de Brasília.
Mapeamento no DF
Iniciado na primeira edição do evento, o Mapeamento LGBTQIA+ e Guia Cultural do DF vem reunindo dados a fim de retratar um panorama de manifestações artísticas e culturais representativas para a comunidade LGBTQIAP+ (lésbicas, gays, bissexuais, travestis, transexuais, queers, intersex, assexuados, não-binários, pansexuais e entre outras formas de identificação de gênero e sexualidade) no Distrito Federal.
Produtores do Festival seguem na busca ativa de dados a informações a comporem o mapeamento, que já conta com mais de 100 artistas cadastrados, disponível no site do Festival Plural.
Serviço
Festival Plural – II Edição
Data: até sábado (18/9)
Transmissão: Canal do Festival no YouTube
Classificação indicativa: Livre para todos os públicos
Bilheteria: Acesso gratuito
Programação
14/09 (terça-feira)
- 15h às 18h – Oficina de “Introdução à Produção Musical com o Logic PRO”, com Malka Julieta
- 19h – Roda de Conversa sobre “A resistência e a Representatividade LGBTQIA+ no Parlamento Brasileiro”
- Com: David Miranda (Deputado Federal/RJ), Fábio Félix (Deputado Distrital/DF). Filipa Brunelli (Vereadora/Osasco) e Thainara Faria (Vereadora/Araraquara)
- Mediação: Érika Loka Carvalho
- 20h30 – Vídeo Performances com Denilson Tourinho (BH) e Kael Studart (DF)
- 21h – Mostra de Filmes, curtas-metragens
15/09 (quarta-feira)
- 15h às 18h – Oficina de “Vogue”
- 19h – Roda de Conversa, sobre “Economia e Mercado Cultural LGBTQIAP+”
- Com: Artur Santoro (Produtor), Barbara Iara Hugo (Curadora de Artes Visuais), Mc Delacroix (Rapper), Dário Bezerra (For Rainbow) e Sandro Rosa (Oi Futuro)
- Mediação: Marta Carvalho
- 20h30 – Vídeo Performances com Élle de Bernardini (SP) e Jaja Rolim (PT/DF)
- 21h – Mostra de Filmes, curtas-metragens
16/09 (quinta-feira)
- 19h – Live com Spartakus (BA)
- 20h – Baile das Casas
17/09 (sexta-feira)
- Mostra de Fotografia
- 20h – Rosa Luz (DF)
- Haynna e os Verdes (DF)
- Johnny Hooker (PE)
18/09 (sábado)
- Mostra de Fotografia “Viver”
- 20h – Moara (DF)
- Már Nóbrega e Carol Nóbrega (DF)
- Urias (MG)