Festival CoMA oferece estrutura dedicada à acessibilidade e inclusão
Entre as iniciativas, pessoas com deficiência mais um acompanhante tem entrada gratuita
A 5ª edição do festival CoMA (Convenção de Música e Arte), que une shows e várias atividades do universo da música, acontece em Brasília de 4 a 7 de agosto. Mas o evento é muito mais do que shows e grandes atrações.
O CoMA é também sinônimo de inclusão social e está sempre pensando no bem-estar das Pessoas com Deficiência (PCDs) e promove várias iniciativas para acessibilidade.
Com estrutura dedicada para o conforto dos PCDs, o evento contempla vagas, mesas na praça de alimentação, cardápios em braile e banheiro reservados e adaptados.
Além de espaços exclusivos com visão privilegiada dos espetáculos, o festival conta, ainda, com uma equipe de apoio, com intérprete de libras e também guias para acompanhamento de cegos e pessoas com mobilidade reduzida.
Outra iniciativa do CoMA é o ingresso gratuito para as pessoas com deficiência mais um acompanhante. Além disso, há cadeiras de rodas disponíveis, protetores de ouvidos para autistas, visando o melhor conforto acústico durante os shows, e protetor solar para pessoas com albinismo e lúpus.
Na praça de alimentação, os cardápios são todos em braille e contam com opções que atendem intolerantes ao glúten e à lactose.
O festival ainda reserva 7% dos postos de trabalho (em média 70 vagas) para os PCDs que querem fazer parte dos bastidores do evento.
O objetivo é promover a contratação e inclusão de pessoas em situação de preconceito, desigualdade e vulnerabilidade social, oferecendo a elas oportunidade e dignidade.
O CoMA é muito mais do que um festival. São momentos e experiências sensoriais compartilhadas que visam a adoção de boas práticas de valorização e inclusão das pessoas, da cultura e economia local, e de redução e compensação dos impactos do evento.
Ao Mais Brasília, a idealizadora do projeto e produtora cultural Alexandra Capone revela como tudo começou:
“Eu sou mãe de um rapaz de 22 anos, autista, e promover acessibilidade sempre foi um desejo. Desde 2006, quando eu fiz o primeiro evento, eram muito poucas as oportunidades, poucas aberturas para a promoção da acessibilidade. Mas, a partir do momento que as políticas públicas foram começando a cobrar isso, hoje em dia a gente consegue fazer muito mais. E o CoMA sempre teve este interesse (em acessibilidade), pra mim ele é um case de sucesso em acessibilidade porque todos os sócios investiram muito nisso e acreditaram muito nisso como uma diretriz fundamental de fazer um festival para todos e de querer saber como se faz um festival para todos”.
Alexandra pontua ainda que as pessoas com deficiência podem executar os mesmos trabalhos das pessoas sem deficiência e, às vezes, até melhor.
“Na verdade, o CoMA surgiu deste desejo de mudar o cenário e de que Brasília se torne a capital dos eventos acessíveis. Essas ações também possibilitam que pessoas idosas, crianças, mães com carrinhos, também tenham acesso”.
Serviço
Festival CoMA – Consciência, Música e Arte 2022
Data: 4, 5, 6 e 7 de agosto
Abertura dos portões: 15h
Local: Eixo Cultural Ibero-Americano (antiga Funarte) | Setor SDC, Zona Cívico-Administrativa, Brasília, DF
Ingressos: https://www.sympla.com.br/evento/festival-coma-consciencia-musica-e-arte-2022/1422238
Valores: Meia-entrada | R$50 + taxas (3º lote)
Inteira | R$100 + taxas (3º lote)
*Ingresso gratuito para as pessoas com deficiência mais um acompanhante.
Siga nas redes:
Instagram: @festivalcoma
TikTok: @festivalcoma
Twitter: @festival_coma
Youtube: https://youtube.com/c/FestivalCoMA