Feira de Santa Maria recebe festival de forró, emboladores de coco e brincantes neste domingo (1º)

Evento gratuito acontece neste domingo (1º/5), na Feira Centra da região administrativa

O projeto “Forró, repente, coco e brincantes é o Nordeste itinerante” apresentará seu último espetáculo em Santa Maria, com símbolos da cultura tradicional do Nordeste: forró pé de serra, repentistas, emboladores de coco e grupo de teatro de mamulengo. O espetáculo está marcado para acontecer neste domingo (1º/5), na Feira Central de Santa Maria, e contará com as seguintes apresentações:

  • Trio de Forró Chicão e Os Brasas do Nordeste;
  • Dupla de Emboladores Azulão da Mata e Pardal da Saudade;
  • Teatro de Mamulengo Fuzuê;
  • Dupla de repentistas Chico de Assis e João Santana.

Segundo os organizadores, com o objetivo de proteger e valorizar os conhecimentos e expressões das culturas populares tradicionais, o projeto também gera emprego e renda para agentes culturais, artistas e técnicos. Além disso, pessoas de todas as idades e classes sociais terão acesso a um festival gratuito.

Idealizador do projeto, Francisco Antônio de Carvalho é uma das referências culturais nordestinas na cidade. “Estamos felizes em desenvolver um projeto tão criativo. A minha expectativa é que este evento fortaleça a nossa cultura nas feiras populares e forme novos públicos, com uma programação de qualidade para todas as idades”, destaca Francisco, também conhecido como Chicão do Forró.

Francisco Antônio destaca que a junção dos movimentos culturais com as feiras populares torna o projeto significativo devido a sua função econômica e social: “Vamos sempre fortalecer e sustentar o ofício que desenvolve os forrozeiros, cantadores repentistas, emboladores e mamulengueiros do Distrito Federal. Queremos resgatar a identidade cultural do nosso povo”.

Projeto

O projeto busca contemplar não só a população com os shows, mas retomar a energia dos artistas de sentir o prazer de tocar em um palco. Os quatro shows contam com horários distintos para cada feira.

“A importância da realização deste projeto é evidenciada pela sua ação que vai promover o encontro, a integração e a interação dos músicos e artistas da cultura nordestina com a população das cidades de Ceilândia, Taguatinga, Samambaia e Santa Maria”, afirma o idealizador.

Serviço:

Data: Domingo (1º/5)
Horário: 10h
Local: Feira Permanente de Santa Maria

 

Sair da versão mobile