Exposição “Ziraldo Interativo” estreia no CCBB Brasília

Mostra sobre a obra do artista ocorre no Dia das Crianças, 12 de outubro

Ziraldo completa 90 anos de uma trajetória marcada por personagens que se tornaram ícones de diferentes gerações de brasileiros. Para homenagear o escritor e cartunista mineiro, o Centro Cultural Banco do Brasil Brasília estreia a exposição “Mundo Zira – Ziraldo Interativo”, a partir de 12 de outubro, na galeria 3 e pavilhão de vidro, com entrada gratuita.

Inédita no país, a mostra sobre a obra do artista chega em datas especiais, já que sua inauguração ocorre no Dia das Crianças, aniversário do CCBB Brasília, que comemora 22 anos de fundação, e 33 anos de investimento em Cultura pelo Banco do Brasil. “Ziraldo Interativo” fica em cartaz até 18 de dezembro. O mestre da literatura e dos quadrinhos brasileiros completa nove décadas também em outubro, no dia 24.

Adultos, jovens e crianças, fãs das histórias que compõem a literatura infanto-juvenil do cartunista, vão poder interagir com o universo fascinante de seus personagens. O percurso da exposição convida o visitante a ações que estimulam a criatividade e o espírito lúdico.

Estrutura composta de grandes painéis projetados com personagens e grafismos do artista, o visitante irá vivenciar uma verdadeira imersão no – Mundo Zira – se tornando coautor de uma obra já consagrada por gerações de leitores em todo o mundo. Além de brincar ao lado dos filhos, estimular suas capacidades cognitivas e vivenciar o prazer da literatura, os pais irão reencontrar o querido Menino Maluquinho, amigo de tantas gerações, e relembrar suas aventuras.

Assinando a curadoria e a direção de arte da exposição, Adriana Lins e Daniela Thomas, diretoras do Instituto Ziraldo e sobrinha e filha, respectivamente, do artista, contam sobre a alegria de participar dessa grande homenagem: “Tenho conseguido manter essa constância de homenagear a obra do meu pai, que tanto me formou, em exposições pelo país. Agora, para comemorar os 90 anos, queríamos um novo ponto de vista, adicionando uma relação de mergulho em uma obra em grande escala que está ali para se engajar com ela”, explica Daniela Thomas.

O público vai poder colocar a imaginação em prática com auxílio de tecnologias interativas que possibilitam colorir, montar personagens, escolher falas e se movimentar seguindo sons. Uma das atrações é a adaptação para o universo interativo do primeiro livro de Ziraldo, Flicts, editado em 1969 e ainda atual em suas mensagens sobre relacionamento, tolerância e acolhimento.

Neste espaço sensorial, os visitantes, envolvidos pelas cores, podem se tornar “maestros” coordenando, a partir dos seus movimentos corporais, a projeção de imagens geométricas saídas das páginas originais do livro. As gráficas imagens de Ziraldo sairão de seus livros para ocupar paredes de 3 metros de altura.

Segundo Daniela Thomas, a exposição deve ser uma extensão do efeito que a obra dele passa: “Ele consegue transmitir um prazer em viver, em conviver na obra dele, de encantar, de fascinar. Assim como o contato com a obra, a imersão tem esse poder de mudar a pessoa que entrar ali, ela vai sair de diferente”, celebra a filha.

Serviço

  • Data: 12 de outubro a 18 de dezembro
  • Local: Galeria 3 e pavilhão de vidro
  • Endereço: Centro Cultural Banco do Brasil Brasília – SCES, Trecho 2
  • Ingressos: Gratuito no site bb.com.br/cultura
Sair da versão mobile