Exposição gratuita combina artes plásticas e literatura em Brasília

Mostra vai até o dia 7 de novembro, no Salão Negro do Panteão da Pátria, na Praça dos Três Poderes

O Salão Negro do Panteão da Pátria, na Praça dos Três Poderes, recebe a exposição “O Pessoal da Literatura”, que vai até o dia 7 de novembro. Combinando artes plásticas e literatura, a mostra tem como objetivo atrair e seduzir pessoas que não cultivam o hábito da leitura, trazendo um acervo de conhecimento humano com obras clássicas.

A exposição conta com 15 pinturas de Taigo Meireles, feitas com a técnica do óleo sobre tela. As obras do artista buscam retratar personagens literários universais como Tristão e Isolda, Don Quixote, Madame Bovary, Ulisses, Frankestein e outros.

“O processo de concepção das imagens passa pelo processo que é próprio do meu trabalho: a articulação entre referenciais que vem da tradição da pintura e a cultura visual contemporânea diante das mídias, da publicidade, do excesso”, destaca o brasiliense.

A curadoria é de Luiz Augusto Carreira, mestre e doutor em teoria da literatura pela Universidade de Brasília (UnB) e autor do livro “A coisa fora do texto”. Para ele, o elemento principal do evento será o encontro com os personagens.

“Elas [personagens] são símbolos da vida e do drama humanos, são os elementos capazes de comover o leitor. Sempre que lemos literatura, imaginamos alguém. E imaginar alguém é imaginar um drama humano com o qual nos identificamos “, explica Luiz Augusto.

Carrera reforça que instigar o público a conhecer mais sobre a vida dos célebres autores é um interessante caminho para formar mais leitores. “Quando nos referimos ao aspecto pessoal da literatura, ou seja, como cada pessoa absorve e desfruta das obras literárias, não deixa de ser também um exercício de imaginação a partir da memória e experiência de alguém concreto, de uma pessoa”, completa.

Serviço

Data: até 7 de novembro
Horários: de terça a sexta das 9h às 18h; sábado e domingo das 9h às 17h
Local: Panteão da Pátria – Praça dos Três Poderes
Classificação: livre

Sair da versão mobile