“De presente, o agora”: CASACOR Brasília 2024 segue até 16 de outubro na Arena BRB Mané Garrincha

A 32ª edição da mostra evidencia o talento dos profissionais participantes e propõe um olhar sustentável e ancestral como legado para as futuras gerações

A CASACOR Brasília, que começou no último dia 15 de agosto, segue até o próximo dia 16 de outubro e acontece pela terceira vez consecutiva na Arena BRB Mané Garrincha, um dos símbolos arquitetônicos da Cidade. A 32ª edição da mostra apresenta 43 ambientes assinados por 71 profissionais inspirados no tema da CASACOR 2024: “De presente, o agora”. Ele propõe um resgate da ancestralidade para o presente e o futuro e faz um convite à reflexão sobre o legado que o planeta quer deixar para as gerações futuras.

Segundo a organização do evento, essa edição traz muitas novidades para o público, a exemplo de galerias de arte e operações gastronômicas assinadas por três chefs renomados: o dinamarquês Simon Lau, o francês Guillaume Petitgas e o brasiliense Thiago Paraiso. O funcionamento da mostra é de terça a domingo e oferece acessibilidade total, incluindo para portadores de deficiência visual e auditiva.

“O tema deste ano da CASACOR Brasília é um convite para que todos possam refletir sobre as decisões do dia a dia, já que para vislumbrar o futuro, precisamos de uma sociedade consciente no presente. Acreditamos ser nosso papel, enquanto mostra, propor um setor que tenha um olhar de valorização das raízes e mais sustentável, associado às transformações que acontecem no mundo”, afirmam as organizadoras da CASACOR Brasília, Eliane Martins, Moema Leão e Sheila Podestá.

A edição de 2024 ocupa dois pavimentos de uma área de 7 mil e 600 m² em uma configuração inédita, com vista para o campo da Arena, palco de jogos de futebol e shows internacionais, e para o Eixo Monumental de Brasília.

São mais de 100 empresas patrocinadoras e apoiadoras participantes, reafirmando a característica de renovação da mostra a cada ano. Entre os arquitetos, urbanistas, designers e paisagistas do elenco desta edição, 20 estarão pela primeira vez apresentando projetos inovadores.

Nomes renomados da área também retornam à mostra, ressaltando a importância em valorizar os que vieram antes e são referência para as novas gerações.

Elenco

Entre os veteranos, estão de volta Walléria Teixeira e Ney Lima (Adega) e Miguel Gustavo (Loft Ancestral) que acumulam 26 e 22 participações, respectivamente. O escritório de Larissa Dias (Tempo Sagrado) chega à 15ª participação, enquanto Márcio Correa (Meu Ryokan), da Minim Arquitetura, completa 10 participações na CASACOR Brasília 2024.

Já entre os novatos, a lista é grande. São eles: Daiany Gimenes (Origem – Mãos na Terra), Juliana Castro (Galeria, em parceria com Débora Bardales, em sua segunda participação), Mariana Leal (Morada 11.11), Glauter Suassuna Diniz (Olhar de Isadora por Espectro Oftalmologia), Alessandra Oliveira (Consultório do Cirurgião Plástico), Lucas Machado (Refúgio Rio Quente Resorts), Eliene Lucindo (Espaço Encontro), Maria Carolina Feitoza (Joalheria, em parceria com Angela Feitoza, que acumula a quarta participação), Arielle Martins (Praça do Mural Sonho de um Verão); as duplas Chris Arantes e Leandro Naya (Studio Steel), Isadora Burjack e Júlia Fonseca (Lavabo Pausa), Anastácia Hersen e Matheus Mendes (Loft Alimento do Corpo, da Mente e da Alma), Gabriela Schinzel e Agustin Roca (Oja Bar); e o trio Jonanthan Bispo, Mateus Suzart e Otávio de Souza (Escritório Espaço Y).

Este ano, o tema da CASACOR é “De presente, o agora”, conceito norteador dos projetos para os 43 ambientes. Diante da premissa de que seremos ancestrais de futuras sociedades, a mais completa mostra de arquitetura, arte, design e paisagismo da América Latina apresenta espaços comprometidos com a criação de memórias afetivas, com o acolhimento do visitante e com as construções sustentáveis.

Nos ambientes, destacam-se o uso de materiais naturais e ecológicos e de peças artesanais, e da presença de obras de arte e de mobiliários de designers renomados – principalmente de Brasília –, trazendo um senso de pertencimento ao espectador. Novas tendências também aparecem numa mistura equilibrada entre o contemporâneo e o clássico.

 

A arte e o design brasiliense evidenciados

Confirmando a força de Brasília como inspiração, elementos do quadradinho tem espaço na mostra. É o caso do ambiente da On Arquitetura, desenvolvido por Luciana Canalli, o Restaurante CUCAN, que conta com elementos simbólicos brasilienses: os cobogós, os azulejos e os pilotis. Desenvolvido em parceria com o movimento Brasília Design Week (BDW), o espaço celebra o designer brasiliense com todo o mobiliário e as obras de artes de profissionais candangos, num resgate da história da cidade.

As referências à capital também aparecem na Praça do Mural Sonho de um Verão assinada pela designer e ilustradora Arielle Martins, que pintou espécies nativas do Cerrado, como babaçu, jatobá e buriti em um grande painel pintado exclusivamente para a mostra. A presença da artista plástica é outra grande inovação da 32ª edição, que, este ano, abraça de vez a força das obras de artes.

Praticamente todos os ambientes abriram espaço para quadros, pinturas, esculturas e outras obras artísticas na composição da decoração. Uma galeria própria, inclusive, foi criada dentro da mostra no projeto da dupla Débora Bardales e Juliana Castro, onde acervos cedidos de três galerias locais – Referência Galeria, Expoarte e Cerrado Galeria – ficam expostos em blocos suspensos.

O projeto do escritório Olzi Arquitetura, de Ana Luísa Zinato e Juliana Oliveira, batizado de Le Jardin, também reproduz uma galeria, essa com obras exclusivas da coleção de flores de Bella Salvati. O ambiente de Mariana Leal, o Morada 11.11, é uma casa-galeria com as obras do renomado artista sergipano radicado na Bahia, Jenner Augusto, tio-avô da arquiteta. Em uma parede do ambiente estão apenas obras raras do pintor. O espaço de Renata Ciccarini, Com Viver, escolheu a inclusão de obras de arte da Cerrado Galeria como um elemento de sofisticação e elegância ao projeto.

Reafirmando o compromisso com a disseminação da arte, a CASACOR terá um espaço destinado à exposição “Retratos: Um grito por consciência”, projeto com fotografias em preto e branco captadas no ambiente escolar do Centro de Ensino Fundamental (CEF) 28 de Ceilândia. As fotos são da fotógrafa Amanda Luz sob a batuta do pai, o professor da rede pública Toni Luz. Ao retratar 15 estudantes do centro de ensino, o projeto busca ressignificar a beleza negra, denunciar o racismo e promover conscientização social.

 

Oficinas

Ainda de acordo com a organização do evento, mais uma vez, a CASACOR impulsiona o cenário da economia criativa com a promoção de oficinas formativas de técnicas de artes manuais. Ministradas por profissionais de destaque no segmento, as experiências são nas áreas de porcelana (Clara Helena), cerâmica (Mariana Franco), tufting (Bruna Zanatta) e aquarela (Débora Ziviani). As atividades começam em agosto e seguem até o final da mostra, em outubro.

 

Sustentabilidade e inclusão

Esta edição está ainda mais inclusiva e sustentável. A mostra ampliou a acessibilidade, tornando-a possível também para portadores de deficiência visual e auditiva.  E em 2024 reforçou as ações de sustentabilidade com regras ampliadas à destinação e geração de resíduos.

A sustentabilidade é uma das concepções de futuro mais adotadas nos projetos dos ambientes da CASACOR 2024, conversando com a ação da mostra que adota o conceito carbono neutro há três anos, destinando 97% dos resíduos de forma consciente, evitando aterros sanitários e contribuindo para projetos sociais. A grande maioria dos ambientes trabalha com materiais que possuem selo ambiental, por serem naturais, orgânicos, reciclados, renováveis, de reaproveitamento ou de reflorestamento.

Há ainda a apresentação de novas soluções sustentáveis, a exemplo do steel frame que aparece nos espaços de Chris Arantes e Leandro Naya e do escritório Três Arquitetura, o Pavilhão Arco. A técnica construtiva utiliza estruturas modulares de aço galvanizado, combinando eficiência, durabilidade e menor impacto ambiental. Outras propostas envolvem o design biofílico – que inclui a natureza dentro dos ambientes – e a utilização da madeira plástica, fabricada a partir de resíduos plásticos industriais.

 

Gastronomia

Como já virou tradição, os espaços gastronômicos compõem a mostra. Serão três operações, das quais duas inéditas, assinadas por três chefs renomados: Simon Lau, Guillaume Petitgas e Thiago Paraiso. Uma delas é o Restaurante CUCAN (junção das palavras culinária candanga), do dimarquês Simon Lau, um ambiente informal com alma brasiliense e jeito de bistrô, assinado por Luciana Canali (ON Arquitetura) em parceria com o Movimento Brasília Design Week (BDW) e o Senac.

Quem também participa da mostra pela primeira vez é o chef Thiago Paraiso, com a operação Oja Bar, projeto de Gabriela Schinzel e Augustin Roca da Materea B, para o qual apresentará drinques autorais e clássicos e um cardápio para acompanhar a carta. Joyce França e Marcelo Motta projetaram o Café, ambiente que pelo segundo ano consecutivo terá a marca La Boulangerie do chef francês Guillaume Petitgas.

 

Sobre a CASACOR Brasília

As arquitetas Eliane Martins e Sheila Podestá têm uma longa história com a mostra na cidade ao participarem como profissionais convidadas em 1994 com o Quarto de Casal. Posteriormente, no ano 2000, uniram-se à Abadia Teixeira e Catarina Bastos – dupla que inaugurou a mostra tanto em Brasília quanto em Goiás -, na administração da CASACOR nas duas praças. Dois anos depois, assumiram totalmente as duas franquias da região Centro-Oeste. A empresária Moema Leão se juntou a Martins e Podestá em 2001 para contribuir com o sucesso de público da mostra ao torná-la umas das mais visitadas do país.

 

Sobre a CASACOR

Empresa do Grupo Abril, a CASACOR é reconhecida como a maior e mais completa mostra de arquitetura, design de interiores e paisagismo das Américas. O evento reúne, anualmente, renomados arquitetos, decoradores e paisagistas com edições em 25 praças nacionais (Alagoas, Bahia, Brasília, Ceará, Espírito Santo, Franca, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Paraíba, Pará, Paraná, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro, São Paulo, Santa Catarina, Santa Catarina l Balneário Camboriú, Santa Catarina l Itapema, Sergipe, Ribeirão Preto e Tocantins), e mais cinco internacionais (Bolívia, Equador, Miami, Paraguai e Peru).

 

SERVIÇO

32ª CASACOR Brasília

Quando: 15 de agosto a 16 de outubro de 2024

Special Sale: 15 e 16 de outubro

Onde: Arena BRB Mané Garrincha

Visitação: de terça a sexta-feira, das 15h às 22h. Sábados e feriados, das 12h às 22h. Domingo, das 12h às 21h

Ingressos: R$ 96,00 (inteira) e R$ 48,00 (meia para estudante, professor, PCD e seu acompanhante e pessoas com 60 anos ou mais). Obrigatória a apresentação da carteirinha/comprovação de pagamento da instituição/documento de identidade e válido com foto. Crianças até 11 anos não pagam mediante documento.

Classificação: livre

Acessibilidade: a mostra é acessível em toda a sua extensão

 

Sair da versão mobile