Cruzeiro comemora aniversário de 62 anos com bolo e apresentações musicais – Mais Brasília
Do Mais Brasília

Cruzeiro comemora aniversário de 62 anos com bolo e apresentações musicais

Evento ocorre na próxima terça-feira (30/11), no estacionamento do Ginásio de Esportes do Cruzeiro

Foto: Joel Rodrigues / Agência Brasília

O Cruzeiro completa 62 anos, na próxima terça-feira (30/11), e a comemoração vai contar com diversas atrações, incluindo apresentações musicais, artísticas e culturais, além de cerimônia religiosa e corte de bolo. O evento é totalmente gratuito.

A programação do dia 30, feriado do Dia do Evangélico, começa às 10h, no estacionamento do ginásio de esportes, com cerimônia religiosa, na qual representantes darão uma bênção direcionada à cidade. Após a solenidade, haverá o tradicional corte e distribuição do bolo para parabenizar a região administrativa.

No mesmo local, a partir das 13h, haverá show de Dhi Ribeiro, grupo Pellinsky, Márcia Ferreira, Aruc, Banda Mirante, quadrilha Sanfona Lascada e banda O Fole Roncou!, grupo Gente de Casa e Nosso Samba.

Neste ano, o Cruzeiro se tornou a primeira região administrativa totalmente iluminada por LED. Há muitos outros projetos em andamento, como a reforma das áreas públicas do Cruzeiro Center, Feira Permanente, Biblioteca Pública e Complexo Esportivo, espaços bastante demandados pela comunidade.

“Parabenizo o Cruzeiro pelo seus 62 anos. A cidade cresceu, se consolidou e, hoje, é sem dúvida alguma um dos melhores lugares para se viver no DF. Aqui você encontra boa música, boa comida, amplos templos religiosos, parques e quadras de esportes, cultura, esporte e muita história. Enfim, uma cidade completa e, além de tudo, segura”, disse o administrador regional Luiz Eduardo Pessoa.

História

A ocupação do Cruzeiro ocorreu em 1955, nas terras da fazenda Bananal, para abrigar funcionários públicos do Rio de Janeiro transferidos para Brasília. Em 1958, começaram as primeiras construções de casas geminadas para receber esse pessoal.

Concebido como parte do Plano Piloto, o Cruzeiro foi fundado em novembro de 1959. A equipe de Lucio Costa foi responsável pelo projeto urbanístico do local. No final dos anos 1960, o setor vizinho, Cruzeiro Novo, deu nova conformação ao desenho urbano.

A região administrativa encontra-se dentro da poligonal de tombamento do Plano Piloto e desde 1992 é considerada Patrimônio Histórico e Artístico da Humanidade. É formada pelas áreas urbanas do Cruzeiro Velho e Cruzeiro Novo, com uma população urbana estimada, em 2018, em 31.079 habitantes.

Serviço

Data: terça-feira (30/11)
Horário: das 10h às 12h (cerimônia religiosa e corte do bolo); 13h às 20h (shows artísticos, culturais e musicais)
Local: estacionamento do Ginásio de Esportes do Cruzeiro – Quadra 611 do Cruzeiro Novo, ao lado da Feira Permanente