Cine CCBB funciona no feriado com os últimos dias da retrospectiva gratuita de Terry Gilliam
O público brasiliense poderá conferir títulos preciosos como “Brazil, o filme”
A mostra Terry Gilliam – o onírico anarquista chega à reta final no Cine CCBB com exibições gratuitas diariamente até domingo (17 de abril). A rica trajetória do diretor, ator e animador americano naturalizado inglês é homenageada em uma retrospectiva imperdível com obras célebres. O público brasiliense poderá conferir títulos preciosos como “Brazil, o filme”, “O mundo imaginário do Doutor Parnassus”, “As Aventuras do Barão de Münchausen”, “Os 12 Macacos” e “Os Irmãos Grimm”.
Sob curadoria do diretor, produtor, roteirista, escritor e crítico de cinema Eduardo Reginato e do cineasta e editor Christian Caselli, a mostra conta a história cinematográfica de Terry Gilliam, de 81 anos, em um panorama completo pelos icônicos filmes que o eternizaram.
Terry Gilliam é um dos mais cultuados criadores de sonhos e pesadelos no mundo do cinema, uma lenda da cultura pop, um dos realizadores cinematográficos mais cultuados desde o início dos anos 1980, um dos mestres da animação experimental desde o final dos anos 1960 e, por fim, um dos integrantes – o único americano – do grupo inglês de humor Monty Python. Seu trabalho é uma visão assustadora, hilária, dramática, poética e arrebatadora de um mundo carregado de realismo fantástico, flanando entre distopias, loucura, poesia, amor e destruição.
Confira a programação completa:
- 13 de abril (quarta):
19h30 O pescador de ilusões
- 14 de abril (quinta):
17h The battle of Brazil: A video history (Documentário)
19h30 Medo e delírio
- 15 de abril (sexta):
17h O mundo imaginário do Doutor Parnassus
19h30 As aventuras do Barão de Münchausen
- 16 de abril (sábado):
16h30 Os 12 macacos
19h30 Brazil, o filme
- 17 de abril (domingo):
17h Perdido em La Mancha (Documentário)
19h30 Os irmãos Grimm