CCBB Educativo destaca a Luta Nacional da Pessoa com Deficiência
Programação especial ocorre durante todo o mês de setembro
Durante todo o mês de setembro, o CCBB Educativo destaca o dia da Luta Nacional da Pessoa com Deficiência (24/9) por meio de atividades desenvolvidas para o público PCD.
No próximo dia 21 de setembro, no Teatro do CCBB, haverá apresentação do espetáculo de teatro-dança SIMILITUDO, protagonizado por artistas com deficiência, que aborda questões do convívio social no dia a dia e de como esse cotidiano muitas vezes poda e molda padrões de movimento, de relacionamento e até de sensibilidade.
O espetáculo é fruto do trabalho desenvolvido pelo projeto PÉS, que, desde 2011, pesquisa a criação, provocação e execução do movimento expressivo para e por pessoas com deficiência. O Projeto PÉS foi idealizado em 2009, quando o diretor Rafael Tursi, recém-formado Bacharel em Artes Cênicas pela Universidade de Brasília (UnB) com um trabalho sobre a criação e análise de movimentos cênicos expressivos, a partir da Análise Laban do Movimento (LMA), recebe a notícia de que uma amiga havia sofrido um acidente de trânsito que a deixou tetraplégica.
“Enquanto eu acompanhava o tratamento de minha amiga, comecei a me questionar sobre a possibilidade do exercício do teatro e da dança como reeducador corporal para pessoas com deficiência”, lembra Tursi. A partir daí nasce a ideia de estudar o sistema para sua aplicação na educação física de pessoas com deficiência, por meio da expressão corporal.
Na mesma temática, a atividade Encontro com Professores apresenta a palestra “Acessibilidade, a Escola e a Cultura: um diálogo possível?” no dia 28 de setembro, às 19h. A atividade será realizada pelo Coletivo Maleta Cultural, formado por pessoas ouvintes, intérpretes, surdos, reunidos em prol da acessibilidade na área cultural.
Ao longo do mês, o CCBB Educativo também oferece uma série de visitas mediadas para ampliar o diálogo sobre as exposições em cartaz e celebra o patrimônio material do CCBB. Vale ressaltar que a programação inclui visitas inclusivas mediadas em libras, guiadas por intérprete ouvinte, além das visitas cognitivas e multissensoriais, para pessoas com deficiências, transtorno do espectro autista e seus acompanhantes, desenvolvidas para explorar memórias, sentidos e sensações.
Durante as visitas mediadas, os educadores do CCBB Educativo conversam com os visitantes tecendo caminhos, refletindo poéticas e discutindo sobre a identificação do público com as obras e artistas das exposições em cartaz.
As visitas para grupos, instituições e escolas devem ser agendadas previamente através do telefone 61 3222-0341 ou agendamento.df@ccbbeducativo.com. Para os visitantes em geral, basta conferir os horários no CCBB Educativo – Arte & Educação | CCBB Brasília
Diversão Educativa aos Finais de Semana
Além das atividades desenvolvidas especialmente para receber o público PCD, o CCBB Educativo oferece ótimas opções para todas as famílias aos finais de semana.
Aos sábados e domingos, às 11h e 15h, no jardim, o CCBB Educativo apresenta A Hora do Conto, com histórias da cultura russa e judaica e fábulas de la Fontaine, contadas por educadores e músicos, trazendo conceitos da exposição “Marc Chagall: sonho de amor” através da narrativa oral. As fábulas de La Fontaine que serão contadas são: “A rã e o boi”; “A garça”, “O pastor e o peixe”, “O lobo e a cegonha” e “O galo e a raposa”. As histórias de sabedoria judaica contadas serão: “O monstro de Tanger”, “A vaca do rabino” e “O sonho e a realidade”.
No Livro Vivo, aos sábados e domingo, às 9h e às 16h, os educadores realizam a mediação de livros de literatura infantil que apresentam Brasília como patrimônio material. Relacionando com a exposição Magic Square #3, os títulos de literatura infantil trabalhados são: “Flicts”, de Ziraldo; “Arco-íris poesia para crianças” de Elizabeth Hazin; “Cores em Cordel” de Maria Augusta de Medeiros. E, fazendo um paralelo com a exposição de Marc Chagall, os livros escolhidos trazem as temáticas de sonho, imigração, circo, amor e natureza: ”Pomelo conta”, “Eloísa e os bichos”, “O palhaço picolé”, “O homem que amava caixas” e “Manu e Mila”.
No Pequenas Mãos, os mediadores acolhem as crianças de 3 a 6 anos e seus responsáveis para a realização de uma atividade de gravura com elementos visuais escolhidos por Marc Chagall em suas obras, sábado e domingo, às 13h.
No Pequeníssimas Mãos, as famílias com crianças de 0 a 3 anos realizam composições com tecidos de cores e texturas diferentes, sábado e domingo, às 10h.
O Laboratório de Artes é um espaço de troca, investigação e criação sobre as cores do Magic Square #3, sábado e domingo, às 14h.
Serviço:
Programa Educativo do Centro Cultural Banco do Brasil
Centro Cultural Banco do Brasil – Distrito Federal
Endereço: SCES Trecho 2 – Brasília/DF Tel.: 61 3108-7600
Vide programação em www.bb.com.br/cultura
Classificação Indicativa: livre