CCBB Educativo de Brasília promove exposição de Amílcar de Castro e visitas especiais
Mostra apresenta mais de 60 obras de grande porte de um dos maiores nomes da escultura no Brasil
O Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB) de Brasília apresenta a exposição “O Jardim de Amílcar de Castro: Neoconcreto sob o céu de Brasília”, que contém mais de 60 obras de grande porte de um dos maiores nomes da escultura no Brasil.
As grandes esculturas em aço de Amílcar foram exibidas nos anos 2000, na abertura do CCBB. Agora, em 2022, voltam para formar um grande projeto paisagístico em diálogo com os espaços abertos do local e com a arquitetura de Oscar Niemeyer. A mostra pode ser explorada durante visitas e atividades especiais desenvolvidas pelo CCBB Educativo.
Além das tradicionais visitas agendadas para o público em geral, o Centro Cultural também promove visitas inclusivas para públicos especiais mediadas em libras, guiadas por intérprete ouvinte, e as cognitivas e multissensoriais, para pessoas com deficiências, transtorno do espectro autista e seus acompanhantes, desenvolvidas para explorar memórias, sentidos e sensações.
O local também oferece a hora de criar para a família. No Laboratório de Artes Visuais, aos sábados e domingos a partir das 14h, após visitarem “O Jardim de Amílcar de Castro”, as crianças serão estimuladas a experimentações estéticas, colocando a mão na massa para desenvolver atividades práticas.
Segundo os organizadores, o laboratório de artes é um espaço de troca, investigação e criação sobre as exposições. Durante o mês de março, a proposta é um estudo da obra de Amílcar de Castro a partir de desenhos de observação feitas em carvão. As vagas são limitadas mediante agendamento prévio através do telefone (61) 3222-0341 ou pelo e-mail: [email protected].
Encontro com professores
E março também marca o retorno regular dos “Encontros com Professores”. Uma vez por mês, o CCBB Educativo se reúne com professores de escolas públicas e privadas para explorar as possibilidades pedagógicas das exposições em cartaz.
A agenda de março será no dia 23, quando será realizado o primeiro encontro com visita mediada à exposição de Amílcar de Castro, rodas de conversa sobre arte-educação, conceitos da exposição e do artista, além da realização de atividades pedagógicas que poderão ser realizadas no contexto escolar.
Serão três horários, às 10h, 14h e 19h, para poder atender melhor a agenda dos professores. Agendamento prévio pelo telefone (61) 3222 – 0341 ou [email protected].
Confira toda a programação, com horários e formas de agendamento em bb.com.br/cultura.