CCBB Brasília recebe Encontro do Violão Brasileiro neste fim de semana

O projeto foi idealizado e apresentado por Thiago Delegado e com curadoria e coordenação geral de Renata Chamilet

No dia 11 de setembro, o Quintal do Centro Cultural Banco do Brasil Brasília receberá a primeira edição do Encontro do Violão Brasileiro. Idealizado e apresentado por Thiago Delegado e com curadoria e coordenação geral de Renata Chamilet, o projeto faz uma pequena mostra do violão brasileiro solo e duo e, ao mesmo tempo, promove um intercâmbio entre gerações de ases do instrumento.

Com este encontro, a Brasilcap – empresa de capitalização da BB Seguros que patrocina e apresenta a iniciativa – reforça o seu compromisso com a arte e a cultura.

“O violão solo sempre esteve presente na minha vida, mas, ao mesmo tempo, era deixado um pouco de lado, pois todos os meus discos foram gravados com banda. Gosto de promover encontros e a Renata sabe disso. Juntos, pensamos em cruzar cordas entre talentos e gerações de violonistas de Minas, Brasília, São Paulo e Rio de Janeiro”, explica o mineiro Delegado, um violonista de mão cheia, além de compositor, arranjador e pesquisador.

Para Renata Chamilet, conhecida no circuito pela sua atuação como produtora cultural, “o grande desafio em montar essa programação foi ter a visão geral do projeto, que é quase um festival, já que ele passará por quatro cidades. Outro ponto desafiador foi a proposta de o artista se apresentar num show solo. Isso reduziu bem as opções. De toda forma, sabemos que o Encontro do Violão Brasileiro não se esgota em uma única edição. E a cada ano, o desejo é que a diversidade esteja cada vez mais presente”.

O recorte criado pela dupla apresentará ao público nomes consagrados, como o mineiro Toninho Horta, a paranaense Juçara Dantas, o brasiliense Daniel Santiago, os cariocas Ulisses Rocha e também a dupla Paulão 7 Cordas e Ramon Araújo. Thiago Delegado, além de o anfitrião do projeto, vai ministrar uma masterclass de 1h no dia 11 de setembro, para alunos com conhecimentos básicos de teoria musical e de cifras.

O Encontro do Violão Brasileiro já entrou no roteiro de atrações do CCBB Belo Horizonte e Rio de Janeiro, e depois de Brasília vai para São Paulo, capitais onde o CCBB está presente. Ao todo, 25 nomes de destaque do violão foram convocados para fazer o que sabem de melhor no palco com Thiago Delegado nesta primeira temporada. “Estou muito feliz de fazer parte disso. Espero que seja o primeiro de muitos. Temos muita gente para mostrar ainda”, diz Delegado, entusiasmado.

 

Sair da versão mobile