CCBB Brasília apresenta exposição para celebrar Semana de Arte Moderna de 1922

Mostra “Brasilidade Pós-Modernismo” fica até o dia 5 de junho no Centro Cultural Banco do Brasil

Durante o mês de abril, o programa educativo do Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB) de Brasília vai mergulhar na produção brasileira visual contemporânea dos últimos 100 anos. Contação de histórias, ateliê de artes, atividades para bebês e crianças, visitas patrimoniais e mediações multissensoriais fazem parte da programação.

A exposição “Brasilidade Pós-Modernismo” chegou ao CCBB Brasília, e fica até 5 de junho, para celebrar o centenário da Semana de Arte Moderna de 1922 e lançar luz aos traços, remanescências e conquistas que o movimento trouxe, no decorrer dos últimos 100 anos, às artes plásticas do Brasil.

E para mergulhar nesse diálogo, facilitando a troca com o público visitante, é que o CCBB Educativo lança novas atividades. O Programa Educativo apresenta diversos recursos como a contação de histórias, objetos mediadores, estações sensoriais, etc. A ação educativa é orgânica, pensada dia a dia, e para cada exposição novas surpresas serão elaboradas.

Laboratório de artes

Espaço de experimentações estéticas, onde visitantes de todas as idades colocam a “mão na massa” para desenvolver atividades práticas de artes visuais.

Este mês a equipe do Educativo CCBB preparou uma atividade que apresenta às crianças as obras da artista Gê Viana e de outros artistas do eixo Liberdade da exposição Brasilidade Pós-Modernismo.

As crianças utilizarão recortes em acetato com impressões de obras clássicas e obras expostas nas galerias para compor novas leituras possíveis da história através de sobreposições projetadas na parede da sala do educativo.

Horários: sábados e domingos, às 14h

Hora do conto

Em abril, a Hora do Conto leva histórias e lendas sobre a natureza e a fauna brasileira. Dialogando com o eixo identidade da exposição Brasilidade Pós-Moderna, os contadores de histórias selecionaram:

“A festa no céu”: Os bichos que voam anunciaram que haveria uma grande festa no céu! Os bichos sem asas ficaram na vontade… Mas o jabuti conseguiu uma carona e foi parar lá nas nuvens!

“O menino e o Kibungo”: Dizem que o kibungo é um monstro que não gosta de criança mal criada. Mas um menino bem esperto consegue se dar bem.

“A história da fruta amarela”: No tempo em que não havia frutas no mundo, uma árvore surgiu com frutos amarelos. A bicharada ficou alvoroçada. Mas a coruja disse que só poderiam comer o fruto amarelo se Tupã dissesse o nome. Os bichos tentavam, mas uma bruxa da floresta enganou todos. Quem será que conseguiu resolver esse problema?

Horários: sábados e domingos, às 11h e às 15h.

Pequenas mãos

“Poesia visual: desenhando com letras” – atividade para crianças de 3 a 6 anos. Utilizando grandes carimbos de letras e caracteres, os pequenos produzem suas próprias poesias visuais em um tecido, tal como os artistas da poesia concreta que estão expostos na exposição Brasilidade Pós-Modernismo.

Horários: sábados e domingos, às 13h.

Pequeníssimas mãos

Por meio de interações musicais e poesia oral, os bebês, crianças e famílias passam a conhecer as estruturas das obras do Jardim de Amilcar de Castro: corte, dobra, deslocamento e retirada. “Olha que legal essa obra que corta e dobra qual porta ou janela” cantam os educadores para que as crianças descubram as sensações de participar da exposição.

Horários: sábados e domingos, às 10h.

Livro vivo

Educadores leem com as crianças livros de literatura infantil que tenham em suas histórias, narrativas visuais ou em seus personagens temas ou conceitos da exposição Brasilidade e Jardins de Amilcar, instalada nos jardins do CCBB.

Horários: sábados e domingos, às 9:h e às 16h

Visitas multissensorial

Que tal conhecer a exposição utilizando outros sentidos que não apenas a visão? Horário de visitação para pessoas com deficiências, transtorno do espectro autista e seus acompanhantes que explora memórias, sentidos e sensações.

Neste horário especial, as famílias escolhem qual ambiente ou exposição querem conhecer no CCBB e os educadores realizam a visita pensando sobre as possibilidades de fruição estética de cada criança.

Horários: sábados, às 10h.

Serviço:

Atividades diversas: programação em www.bb.com.br/cultura
Classificação Indicativa: Livre
Endereço: SCES Trecho 2 – Brasília

Sair da versão mobile