Venda de panetones deve crescer cerca de 10% este ano, diz Sindiatacadista-DF
Os produtos chegam às prateleiras dos brasilienses com o aumento de 16% no valor
Tradição de Natal, seja com frutas cristalizadas ou gotas de chocolate, o panetone é sinônimo das celebrações de fim de ano e já pode ser encontrado nas gôndolas dos estabelecimentos do Distrito Federal. Apesar de mais caro, segundo o Sindicato do Comércio Atacadista do Distrito Federal (Sindiatacadista-DF), a expectativa para este ano é de que as vendas cresçam cerca de 10% no faturamento, se comparado ao ano anterior.
Os produtos chegam às prateleiras dos brasilienses com o aumento de 16% no valor, o que, consequentemente, afeta o volume de vendas. Rodrigo Mamede, diretor comercial da Sobebe Distribuição e Logística, responsável pela distribuição para redes regionais como mercados, supermercados, padarias, armazéns e mercearias do DF, explica que além do valor mais alto, os eventos simultâneos com o Natal acabam interferindo nas vendas.
“Excepcionalmente, a copa será no final do ano e devido a esse evento acoplado às eleições, a sazonalidade acaba perdendo força para os panettones. Acredito que a saída deste produto será melhor praticamente na véspera do Natal”, explica.
Em 2021, o faturamento cresceu 30% mas amargou sobra de panettones e 10% de ociosidade de produtos nas ruas, ou seja, não teve saída até o Natal. Rodrigo comenta também que panetones salgados e especiais tiveram menor procura do público.
Para este ano, a maior novidade são os panetones de quatro quilos. “Essa opção é especial para decorar e agregar na mesa da ceia de Natal. É para desfrutar em família”, destaca Mamede. Os panetones de chocolate com avelã e textura em mousse também são a grande aposta para 2022.