Ursa ameaçada de extinção é a nova moradora do Zoo de Brasília
Com cerca de 60kg, Liz ficará em quarentena nos próximos 30 dias
O Zoológico de Brasília ganhou uma nova moradora: a ursa Liz, da espécie urso-de-óculos, veio de Salvador (BA) para encontrar Ney, seu novo e primeiro parceiro, para fins de reprodução e conservação da espécie.
Com cerca de 60kg, Liz ficará em quarentena nos próximos 30 dias. Nesse período serão realizados todos os exames clínicos e comportamentais necessários. O recinto foi ambientado para acolher a fêmea, com estruturas que remetem a seu habitat, para garantir o seu bem-estar durante os cuidados do zoológico. Enquanto isso, a da equipe técnica elabora estratégias de aproximação entre os dois indivíduos para que dê tudo certo no primeiro encontro.
O parceiro de Liz já morador do Zoo e batizado de Ney está sob os cuidados do Zoo de Brasília desde 2017. Ele foi escolhido para ser o par de Liz após a realização de uma pesquisa científica genealógica dos ursos da espécie nos zoológicos brasileiros.
A escolha se deu devido à maior variabilidade genética entre os dois indivíduos. Agora, a expectativa é que o casal integre programas internacionais para a conservação da espécie.
A espécie
O urso-de-óculos é a única espécie desse animal cuja ocorrência é na América do Sul. Atualmente, encontra-se ameaçada de extinção pela perda gradual de habitat, o que a torna dependente de esforços em cativeiro para não desaparecer.
Algumas estimativas sugerem que existam menos de cinco mil indivíduos na natureza, mas é uma espécie que se reproduz bem sob cuidados humanos, o que aumenta as expectativas no casal.