Universidade do DF oferece exercícios físicos para vítimas de câncer de mama

Projeto gratuito busca desenvolver qualidade de vida às mulheres acometidas pela doença

A Universidade Católica de Brasília (UCB) abriu as inscrições para o “Projeto Get Real & Heel Brazil”, firmado em parceria com a Universidade da Carolina do Norte, nos Estados Unidos. A iniciativa gratuita busca desenvolver, por meio da prática de exercícios físicos, qualidade de vida às mulheres acometidas pelo câncer de mama.

As inscrições podem ser realizadas até o fim do mês de fevereiro, enviando dados pessoais (nome, CPF, telefone) para o e-mail gmelo@p.ucb.br. A ação receberá até 20 participantes, as quais devem ter finalizado o tratamento do câncer de mama entre seis meses a um ano. Para a participação, a paciente deve apresentar atestado de um oncologista autorizando a prática de exercício físicos.

De acordo com a UCB, o programa inicial será de 16 semanas, três vezes por semana e uma hora por sessão, tendo como objetivo específico o desenvolvimento da condição física, para que o paciente possa desenvolver ainda mais a saúde durante o período pós-tratamento. Os treinos contarão com exercícios de força, equilíbrio e flexibilidade. Após as 16 semanas iniciais poderá haver renovação da inscrição, dependendo do desenvolvimento específico de cada caso.

O Programa Get Real & Heel é realizado há mais de 10 anos na Universidade da Carolina do Norte e atende a centenas de mulheres sobreviventes do câncer de mama. De acordo com a professora Dra. Gislane Ferreira de Melo, coordenadora do Programa Stricto Sensu em Educação Física, responsável pelo projeto, é comum que as pacientes ganhem peso após os procedimentos de tratamento contra o câncer, sintam enorme fadiga e retenção líquida.

“A prática de um exercício físico bem orientado, ajudará na melhoria da saúde física, psicológica e social das participantes”, explica.

 

Sair da versão mobile