UnB é destaque em Prêmio FAPDF de Ciência, Tecnologia e Inovação

Dez docentes receberam reconhecimento da Fundação de Apoio à Pesquisa em quatro categorias

Dos 14 vencedores da primeira edição do Prêmio FAPDF de Ciência, Tecnologia e Inovação, dez são da Universidade de Brasília (UnB). Em cerimônia no Parque Tecnológico de Brasília, a Fundação de Apoio à Pesquisa do Distrito Federal (FAPDF) comemorou seus 30 anos e lançou o primeiro volume do periódico anual Diálogo Científico FAPDF – uma publicação com as melhores pesquisas fomentadas pela fundação em 2021. A UnB também se destaca no periódico: das 50 pesquisas, 37 são da Universidade.

“É um orgulho para a Universidade de Brasília ser reconhecida por sua excelência acadêmica. Mesmo com tantos desafios enfrentados nos últimos anos de pandemia e orçamento escasso, conseguimos manter o compromisso com a sociedade do Distrito Federal e com o país. Continuaremos entregando ensino, pesquisa e extensão para o progresso da ciência”, disse a reitora Márcia Abrahão.

Ela ressaltou a importância do papel da FAPDF para o fomento da pesquisa local. “Parabenizo a Fundação pelos seus 30 anos, a metade da idade da nossa Universidade. Com certeza, a criação da FAPDF foi um divisor de águas para o fomento da pesquisa local. Nossa parceria é constante e muito frutífera.”

O presidente da FAPDF, Marco Antônio Costa Júnior, entregou uma placa em homenagem à reitora “pela parceria e contribuição da UnB no estímulo ao desenvolvimento científico, tecnológico e de inovação de Brasília. A FAPDF presta essa homenagem em agradecimento e reconhecimento pela brilhante colaboração dedicada à atuação do nosso trabalho”.

PREMIADOS – Docentes da Universidade premiados nas quatro categorias do Prêmio receberam gratificação em dinheiro e um troféu personalizado. A UnB conquistou as três primeiras posições nas categorias: a) Pesquisador Destaque em Ciências Humanas; b) Pesquisador Destaque em Ciências da Vida; e c) Pesquisador Inovador no Setor Produtivo.

É também da UnB o primeiro lugar na categoria Pesquisador Inovador no Setor Público. A Akvofluo venceu na categoria Startup Não Acelerada. A empresa foi pré-incubada do programa Cocreation Lab DF, uma parceria entre a UnB, o Instituto Federal de Brasília, a Finatec e o Sebrae.

 

Sair da versão mobile