UnB amplia exigência do comprovante de vacinação contra Covid-19
Decisão vale para o ingresso em todas as unidades acadêmicas e administrativas
Por 47 votos favoráveis e duas abstenções, o Conselho de Administração (CAD) da Universidade de Brasília (UnB) aprovou na manhã desta quinta-feira (27/1) a ampliação da exigência do comprovante de vacinação completa contra a Covid-19.
A obrigatoriedade é necessária para acessar todos os prédios acadêmicos e administrativos nos quatro campi e nas demais unidades da Universidade.
A decisão do CAD altera o artigo 13 da Resolução 051, de 22 de novembro de 2021. A medida passa a valer 15 dias após a publicação, prevista para esta quinta-feira (27).
Até a entrada em vigor, a apresentação do comprovante permanece válida para ingresso no Restaurante Universitário (RU) e na Biblioteca Central (BCE), ambos no campus Darcy Ribeiro, na Asa Norte.
“Com a nossa comunidade praticamente toda vacinada, essa decisão aumentará a sensação de segurança de todos e incentivará, inclusive, a procura pelas doses de reforço”, avalia a reitora Márcia Abrahão.
A nova medida ainda diz que “os conselhos das unidades acadêmicas ou dos centros vinculados à reitoria e as unidades administrativas, quando estritamente necessário, podem deliberar por não permitir a participação em atividades específicas, executadas fora da universidade, como estágios, trabalhos de campo e viagens, daqueles que não estejam completamente vacinados contra a covid-19”.
“Para nossa unidade, é uma decisão importante, porque não ficamos apenas no Darcy Ribeiro ou na Fazenda Água Limpa. Nossos professores levam estudantes a campo e essa exigência nos dará ainda mais segurança”, afirmou a diretora da Faculdade de Agronomia e Medicina Veterinária, Simone Perecmanis.
O novo texto também detalha que vacinação completa são “todas as doses disponibilizadas no Distrito Federal para cada faixa etária, incluindo dose(s) de reforço, em conformidade com o cronograma de vacinação especificado pelo Governo do Distrito Federal”.
Segundo a UnB, em breve, a reitora e o Decanato de Gestão de Pessoas (DGP) divulgarão orientações complementares para o cumprimento da resolução.