Três criminosos que planejavam resgatar líder de facção em delegacia são presos no DF
Criminosos preparavam uma BMW blindado para invadir complexo penitenciário
Policiais da Divisão de Roubos e Furtos da Polícia Civil do Distrito Federal (DRF/Corpatri) deflagraram, na tarde deste domingo (3/10), a Operação Flagitium, que resultou na prisão de três pessoas envolvidas em latrocínio, ocorrido no dia 16 de agosto, em frente à agência do Banco do Brasil, localizada na QNN 1, conjunto G, em Ceilândia.
As investigações apontam que os criminosos estavam preparando um veículo blindado, da marca BMW, para invadir o Complexo do Departamento de Polícia Especializada (DPE) e resgatar a liderança de uma facção criminosa.
A missão foi dada a um dos criminosos que executaram a vítima na frente da agência bancária. Descoberto o plano, o preso que seria resgatado pelo grupo, foi transferido para o Complexo da Papuda.
O crime
A vítima trabalhava em uma empresa situada no SIA e era responsável pelo depósito semanal de valores. No dia do crime, como de costume, o homem seguiu com a mochila de dinheiro para a agência do Banco do Brasil da QNN 1, em um veículo Fiat Uno, que tinha como motorista outro funcionário da empresa.
Na agência, o funcionário desceu do veículo com a mochila e foi abordado por um criminoso, que efetuou disparos de arma de fogo, derrubando-o no chão. Em seguida, o bandido tentou roubar a mochila com valores que a vítima carregava nas costas, mas, sem sucesso, voltou correndo para o veículo GM Onix, que o aguardava metros à frente.
O homem recebeu quatro disparos de arma de fogo e faleceu na tarde do dia 18 de agosto. O veículo foi localizado em um matagal do Sol Nascente e periciado. Os criminosos tentaram atear fogo no veículo, que havia sido locado na cidade de Feira de Santana, na Bahia, e era objeto de apropriação indébita.
Durante a operação, os policiais prenderam o atirador, o motorista do GM Onix e o autor intelectual que planejou o crime. O atirador foi preso em uma residência, no Gama. Os dois últimos foram detidos na BR-060, nas proximidades de Samambaia, na base operacional da Polícia Rodoviária Federal (PRF).
Os três criminosos, que já possuem graves antecedentes criminais e envolvimento em outros
assaltos, foram recolhidos ao sistema prisional.