TRE-DF torna ex-candidato ao governo do DF, Leandro Grass, inelegível por 8 anos
Grass obteve com 434.587 votos e ficou em segundo lugar nas eleições para o Palácio do Buriti, em 2022
O ex-deputado distrital e candidato ao cargo de governador do DF nas eleições de 2022, Leandro Grass (PV), está inelegível por oito anos, segundo decisão tomada pelo Tribunal Regional Eleitoral do Distrito Federal (TRE-DF) nessa última segunda-feira (4).
Grass obteve com 434.587 votos e ficou em segundo lugar nas eleições para o Palácio do Buriti, em 2022, e é considerado, até então, o principal nome para uma candidatura de oposição ao governo de Ibaneis Rocha (MDB), em 2026. Mas, com a decisão, os planos de Leandro Grass também tornem-se inviáveis.
Segundo os desembargadores, a sanção proferida por 4 a 2, não está restrita apenas a Grass, atingindo também a candidata a vice-governadora da chapa, Olgamir Amancia (PCdoB).
A decisão do TRE-DF é um desdobramento de uma denúncia apresentada pela coligação do governador Ibaneis Rocha (MDB), que afirmou, à época, que o então candidato Leandro Grass, durante a campanha de 2022, veiculou fake news em propagandas eleitorais.
Atualmente, Leandro Grass é o presidente do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan). Após a decisão do Tribunal, o ex-distrital veiculou uma nota em suas redes sociais, informando que irá recorrer da decisão.