TRE-DF defende integridade das urnas em coletiva à imprensa neste sábado (3)
O dispositivo é usado nas eleições brasileiras desde 1996
O presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Distrito Federal (TRE-DF), o desembargador Roberval Casamiro Belinati, em coletiva à imprensa na manhã deste sábado (3/9), defendeu a legitimidade e segurança das urnas eletrônicas.
“Não me canso de falar que a população pode ficar tranquila, porque as urnas eletrônicas são absolutamente seguras. Não há como fraudá-las, porque elas não estão submetidas à internet. Todas as perícias realizadas comprovaram que não há como fraudá-las. Se houver tentativa de interferência, ela trava e deixa de funcionar”, disse Belinati.
O dispositivo é usado nas eleições brasileiras desde 1996.
Em relação a fraudes, o presidente do TRE-DF ressaltou que “nunca houve comprovação de fraude, seja na urna, seja nos computadores do TSE (Tribunal Superior Eleitoral) que totalizam os votos”.
Para o Tribunal, os eleitores não precisam de ter medo de ir votar, porque o DF está ciente da polarização das eleições de 2022 e preparado para o dia da votação, com um forte sistema de segurança, que mobilizará as forças de segurança da capital durante os dois turnos eleitorais.
“A Polícia Militar do DF, a Polícia Civil do DF, a polícia deste tribunal, os bombeiros, o Detran e a Polícia Federal já estão se mobilizando”, acrescentou.