TJDFT ilumina prédio de rosa para alertar sobre o câncer de mama
Palácio da Justiça ficará iluminado durante todo mês para lembrar o Outubro Rosa
O Tribunal de Justiça do Distrito Federal e Territórios (TJDFT) ficará iluminado de rosa durante todo o mês para lembrar a campanha do Outubro Rosa e alertar a população sobre os cuidados com o câncer de mama.
Além da iluminação do Palácio da Justiça, o TJDFT também realizará ações internas voltadas para magistradas, servidoras e colaboradoras durante o mês de outubro. Entre as ações, estão previstas a divulgação de um podcast sobre o tema e a organização de um torneio esportivo de beach tênis, em prol da Campanha Outubro Rosa.
O Instituto Nacional do Câncer (Inca) estima o surgimento de 66 mil novos casos só este ano no Brasil. O câncer de mama é o segundo tipo de câncer mais comum, ficando atrás apenas do câncer de pele.
A doença é a que causa mais mortes entre as mulheres, tendo vitimado 18.068 pessoas só em 2019. Assim, a prevenção é de suma importância, pois como em qualquer câncer, quando detectado no início, a chance de cura é maior.
Ações
Ao longo deste mês, as mulheres do Distrito Federal terão acesso a diversos serviços voltados para a conscientização da importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama.
Entre os serviços oferecidos em outubro, serão disponibilizadas, em parceria com o Sesc, 100 vagas para realização de mamografias, em mulheres com idade acima de 50 anos, e 130 vagas para exames citopatológicos.
As interessadas deverão preencher o formulário disponível na página da Secretaria da Mulher, apresentar os documentos solicitados e aguardar o agendamento.
A carreta do Sesc ficará estacionada na Casa da Mulher Brasileira, em Ceilândia, no período de 4 a 6 de outubro; e na Administração de Planaltina, entre os dias 26 a 29 de outubro.
A unidade móvel da Secretaria da Mulher também fará parte da programação. O Ônibus da Mulher visitará diversos pontos do DF, oferecendo às mulheres orientações sobre o autoexame das mamas, debates e palestras sobre a promoção da saúde feminina, além de agendamento de exames preventivos, como mamografia pela Rede Ses.
Estão previstos 35 atendimentos por dia, voltados para mulheres adultas de 50 a 69 anos, conforme preconizado nas normas do SUS.