Suspeito de matar mãe e filha a facadas em Ceilândia é preso na Bahia

O homem estava em um posto de gasolina, às margens da BR-020, em Luis Eduardo Magalhães

Apontado como o responsável por assassinar a facadas mãe e filha no Sol Nascente em dezembro do ano passado, Jeferson Barbosa dos Santos, 25 anos, foi preso na noite dessa terça-feira (8/2), em Luis Eduardo Magalhães, na Bahia. Ele chegou ao Distrito Federal na madrugada desta quarta-feira (9/2) e já está na 19ª Delegacia de Polícia, responsável pelo caso.

O homem  estava em um posto de gasolina, às margens da BR-020. Ao efetuar a prisão, o delegado à frente das investigações, Thiago Peralva, publicou um vídeo com a legenda: “Missão dada é missão cumprida”.

Jeferson saiu do DF na companhia da esposa logo após a localização dos corpos de Shirlene Ferreira da Silva, 38 anos, e Tauane Rebeca da Silva, 14, no dia 20 de dezembro. As duas estavam desaparecidas desde a tarde do dia 9 do mesmo mês, quando foram tomar banho em um córrego da região.

A investigação da PCDF identificou o possível autor do crime dias após a localização dos corpos. Jeferson chegou a ser visto por testemunhas na região onde os assassinatos ocorreram.

Motivação

Para a polícia o crime cometido por Jeferson não tem nenhuma relação com desavenças entre as famílias, vingança ou acerto de contas. A corporação também não descarta a participação de outra pessoa.

“Acreditamos que foi um crime de oportunidade, mas precisamos localizar o suspeito para que ele mesmo possa esclarecer e detalhar ponto a ponto. Também não afirmamos que ele agiu sozinho e não descartamos que possa ter outra pessoa envolvida. Tudo ainda é avaliado”, reforçou o delegado.

O laudo do Instituto Médico Legal (IML) apontou que nenhuma das duas mulheres sofreram violência sexual. Shirlene levou 37 facadas, a maioria delas na região do tórax. Já Tauane, levou apenas uma facada no pescoço e a causa da morte da adolescente foi por estrangulamento.

A linha de investigação seguida pela PCDF é que Jeferson tenha investido na adolescente e a mãe reagiu em sua defesa. Para não deixar testemunhas do crime, o homem acabou matando as duas.

Conhecido de Lázaro Barbosa

Jeferson era colega do assassino em série Lázaro Barbosa, responsável por matar uma família inteira em uma região de chácara, também em Ceilândia.

Segundo a PCDF, Jeferson, o irmão e Lázaro trabalhavam como carroceiros e catadores e tinham histórico de envolvimento em confusões, e diversos crimes ocorridos na região como roubos e furtos.

Lázaro ficou foragido durante 20 dias após cometer crimes em série e fugir do cerco policial no DF e em Goiás. Ele morreu em 28 de junho após um confronto com a Polícia Militar de Goiás.

Apesar dos indícios, no DF, Jeferson tem apenas um registro por lesão corporal. Contudo, a polícia não descarta que ele possa ter envolvimento em outros crimes que não chegaram ao conhecimento das autoridades. Além disso, o homem também pode ter passagens em outros estados.

Sair da versão mobile