Sessão solene da CLDF homenageia professores e estudantes de teologia
O parlamentar justificou a homenagem explicando que as escrituras comparam o ato de ensinar a um ato de amor
A Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF) realizou nesta sexta-feira (5/8) uma sessão solene para homenagear professores e estudantes de teologia do DF.
Originado em requerimento do deputado Professor Reginaldo Veras (PV), o evento teve a presença de representantes de instituições de ensino e alunos da área.
O deputado Veras afirmou que a teologia auxilia no entendimento de quem é Deus, ajudando a compreender quem somos enquanto seres humanos e cristãos.
O parlamentar justificou a homenagem explicando que as escrituras comparam o ato de ensinar a um ato de amor, fazendo referência ao modo como Jesus atuava, levando a palavra aos apóstolos.
Por fim, o deputado do Partido Verde encerrou dizendo que “é preciso conviver segundo os valores universais que permeiam todas as religiões: solidariedade, fraternidade, amor, paz e o respeito ao próximo”.
O diretor do Stone Campbell Instituto de Ensino Superior, Édson de Araújo Lobo, disse que “a teologia nos premia com uma compreensão sistematizada e contextualizada das escrituras sagradas, com o objetivo de treinar as pessoas para viverem essa realidade. Neste contexto, o aspecto mais desafiador para nós é ultrapassar a questão pedagógica e promover a transformação por meio do conhecimento real”.
Por sua vez, a diretora da Faculdade Instituto do Conhecimento – Icone, Lucijaine Vilar da Silva, afirmou que “a fé é o firme fundamento das coisas que não vemos, mas esperamos. Por isso, cremos em um país melhor no futuro e a educação tem um papel fundamental nesse sentido”.
O diretor do Seminário Evangélico da Igreja de Deus no Brasil (SEID), bispo Bruno Pereira Mariano, falou sobre a felicidade com a solenidade. “Esse momento é especial porque rende homenagem àqueles que se dedicam ao ensino da teologia, um estudo humano, um posicionamento humano dentro de algo divino como a revelação de Deus ao homem”.
A diretora da Faculdade Unyleya, Kedma Pontes Villar, disse que a teologia é uma área transdisciplinar e forja aqueles que a estudam para transformar a vida das pessoas, principalmente, por meio de atitudes nas quais as palavras se concretizam.
Édson Batista, pastor da Primeira Igreja Presbiteriana Renovada do Recanto das Emas, afirmou que a contribuição da teologia para a sociedade brasileira é histórica principalmente em razão do trabalho na área de educação.
“A teologia é a mãe de todas as ciências”, afirmou.
Ao fim da cerimônia, foi realizada a entrega de 60 moções de louvor com o texto:
“Pela dedicação ao ensino e ao aprendizado da teologia, área do conhecimento de fundamental importância para o desenvolvimento integral da pessoa humana”. Veras também rendeu homenagem especial ao ex-deputado Peniel Pacheco, que exerceu mandato na primeira legislatura da CLDF (1991-1994).