Segurança será reforçada durante a celebração de Pentecostes, no DF
Unidades especializadas, como Cavalaria, Bope, Patamo, Rotam e Bpcães, vão atuar no evento; trânsito no Pistão Norte, em Taguatinga, será impactado
Desta sexta-feira (17) até domingo (19), Taguatinga sediará um dos maiores eventos religiosos do Distrito Federal, o Pentecostes 2024. De forma conjunta, as forças de segurança do Distrito Federal vão atuar para garantir tranquilidade ao público e fluidez para o trânsito nos dias do evento na região.
A Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF) e o Departamento de Estradas de Rodagem (DER) atuarão na Estrada Parque Taguatinga (EPTG), na Estrada Parque Ceilândia (EPCL) e no Pistão Norte, locais de grande impacto no trânsito. Já o Departamento de Trânsito do Distrito Federal (Detran) fará intervenções nas vias próximas ao Taguaparque, onde a celebração será realizada.
O trânsito na BR-070 ficará sob a responsabilidade da Polícia Rodoviária Federal (PRF) e o DER intensificará o apoio no controle do trânsito nas proximidades do local e também nas rodovias próximas, como a DF-085 e a DF-095.
“Pentecostes é uma celebração religiosa tradicional e reúne pessoas de diversas regiões do DF, não apenas de Taguatinga. Por isso, nossa equipe técnica tem se reunido há cerca de dois meses com organizadores do evento e órgãos do GDF para elaborar um protocolo de atuação tanto em relação à segurança quanto ao trânsito, que fica muito impactado nesses dias”, ressalta o secretário de Segurança Pública do DF, Sandro Avelar. “São ações simultâneas, que estão bastante afinadas para garantir segurança aos participantes.”
No período da tarde, os policiais militares estarão no Pistão Norte (DF-001), para garantir a segurança na chegada dos fiéis. Quem estiver se dirigindo à via neste momento, chegando pela EPTG, deverá fazer o primeiro retorno, voltando ao centro de Taguatinga, enquanto motoristas que chegarem pela EPCL vão acessar a Avenida Hélio Prates, evitando o engarrafamento. A intervenção vai durar até o público deixar o local da celebração.
Nos três dias de evento, serão feitas alterações no trânsito principalmente no horário da dispersão do público – na sexta e no sábado, por volta das 22h, e no domingo, por volta das 19h. O tráfego de veículos será bloqueado na altura do Taguaparque para facilitar a saída do público.