SSP faz balanço positivo no primeiro mês de ação especial na Estrutural
Do Mais Brasília

SSP faz balanço positivo no primeiro mês de ação especial na Estrutural

Nos 30 dias de operação, 3,3 mil pessoas foram abordadas e 635 fiscalizações de veículo foram feitas

O projeto Área de Segurança Prioritária (ASP), na Cidade Estrutural, lançado pela Secretaria de Segurança Pública do DF (SSP/DF), fechou o primeiro mês de ações com saldo positivo.

De acordo com a pasta, nos 30 dias de operação, 3,3 mil pessoas foram abordadas e 635 fiscalizações de veículo foram feitas. Seis armas e diversas porções de entorpecentes foram apreendidas. As ações foram realizadas pelo batalhão local – o 15º Batalhão – e tropas especializadas, como o Batalhão de Policiamento com Cães (BPCães), Rondas Ostensivas Táticas Metropolitanas (Rotam), Batalhão de Policiamento de Trânsito (BPTran) e Batalhão de Policiamento Rodoviário (BPRv).

Por meio das abordagens, os policiais apreenderam, crack, cocaína, maconha, skank, duas balanças de precisão e dois radiocomunicadores. Além disso, os militares aplicaram 649 notificações de trânsito e removeram 24 veículos ao depósito.

O secretário executivo de Segurança Pública, delegado Milton Neves, pontuou que as abordagens são essenciais para a redução de crimes contra a vida e contra o patrimônio.

“Essas apreensões incidem diretamente na redução criminal, pois poderiam ser utilizadas para o cometimento de crimes”, explicou.

Realização

O local de realização da ASP é definido a partir de fatores como extensão territorial e indicadores criminais altos em relação à média do DF.

“Após um diagnóstico, com base em dados e levantamentos, elaboramos um plano de ação integrado junto aos órgãos do governo, como Casa Civil, Administração Regional, secretarias de Obras e da Mulher, CEB, DF Legal e as forças de segurança públicas”, afirmou o secretário de Segurança Pública, delegado Júlio Danilo.

Operação Guardiões

Como parte do projeto, a Polícia Civil do DF, por meio da 8ª DP e apoio de outras delegacias do Departamento de Polícia Circunscricional (DPC), deflagrou a Operação Guardiões, na Estrutural, na última quinta-feira (22/07). O objetivo era cumprir sete mandados de prisão e três de busca e apreensão de autores de crimes como grilagem de terra e extorsão, como explica a delegada.

“Duas pessoas foram presas. O foco da ação é tirar das ruas autores de crimes graves, como parte das ações estabelecidas para a ASP. A ação contou com a participação de 80 policiais”, contou  a titular da 8ª DP, delegada Jane Klébia.