Vacinação de professores e funcionários das creches fica para sexta-feira (21/05)
Secretário de Educação fez o anúncio da nova data. Campanha deste grupo começaria nesta quinta-feira (20/05)
O Secretário de Educação do Distrito Federal, Leandro Cruz, afirmou que a vacinação de profissionais de creches começará nesta sexta-feira (21/05), na Unidade Básica de Saúde II do Guará, com pessoas convocadas pela pasta. O anúncio foi feito em uma live do Sindicato dos Professores em Estabelecimentos Particulares (Sinproep-DF), realizada nesta quarta-feira (19/05).
Mais cedo, a Secretaria de Saúde (SES-DF) publicou nota informando que a vacinação de profissionais da educação contra a covid-19 teria início previsto para este sábado (22/05). Já no começo da semana, o secretário de Saúde, Osnei Okumoto, e o da Casa Civil do DF, Gustavo Rocha, haviam anunciado o começo desta campanha para esta quinta-feira (20/05).
A nota não apresentou motivos para o adiamento, mas afirma que 300 doses serão aplicadas no sábado, em local e horário ainda não definidos pela pasta. Depois disso, o GDF continuará com a campanha para professores e funcionários de creches na segunda-feira (24/05).
No entanto, Leandro Cruz atribuiu o adiamento a questões de logística e oferta de vacinas. “Nossa questão é o imunizante, é sempre atrelada a oferta de imunizante, e no nosso caso, nós faremos convocação. Não é simplesmente abrir inscrição, cada um vai lá e se inscreve. O nosso objetivo de abrir por segmento e série é que a gente faça a abertura das escolas. Tomou a primeira dose das vacinas, vamos nos preparar pra abrir as escolas”, comentou.
Para imunizar este público, a SES-DF informou que estão disponíveis, inicialmente, 5 mil doses de vacina produzidos por diferentes laboratórios. O GDF admite que “ainda não recebeu doses suficientes para imunizar todos os profissionais da educação”, grupo que estimam num volume de 10 mil pessoas.
Por esse motivo, o processo ocorrerá por fases, sem agendamento, com a primeira delas contemplando trabalhadores que atuam em creches públicas e privadas. Eles serão vacinados em pontos específicos, a serem anunciados, e de acordo com relação definida pela Secretaria de Educação, constando nome e CPF dos contemplados.
“Por determinação do governador Ibaneis Rocha, estamos iniciando a vacinação dos professores, dando preferência primeiramente aos profissionais que trabalham em creches, de forma a permitir que os pais de família que trabalham fora possam ter onde deixar seus filhos”, comentou Okumoto.
O governo explicou ainda que uma lista com os nomes já foi encaminhada pela Educação à pasta da Saúde. Os trabalhadores deverão apresentar crachá funcional, ou contracheque recente – para comprovar o vínculo – e documento de identificação com foto e CPF. Todas as informações sobre a campanha de vacinação podem ser consultadas na página Vacina DF.