Secretaria de Saúde do DF investiga suspeita de febre maculosa em criança
Se confirmado, este será o primeiro caso de febre maculosa em 20 anos no Distrito Federal
A Secretaria de Saúde do Distrito Federal (SES-DF) investiga um caso de febre maculosa em uma criança que não teve a idade informada. Segundo a pasta, “oficialmente ainda não há confirmação de nenhum caso de febre maculosa no DF“. Se confirmado, este será o primeiro caso de febre maculosa em 20 anos no Distrito Federal.
A paciente ficou internada durante cinco dias no Hospital Santa Lúcia Sul, um hospital particular de Brasília, é moradora do Guará, e supostamente teria se contaminado em uma área de jardim.
Ainda segundo a secretaria, as amostras coletadas no hospital particular foram encaminhadas ao Laboratório Central de Saúde Pública do Distrito Federal (Lacen-DF), único que pode confirmar ou descartar a suspeita da doença.
Para confirmar o diagnóstico, é preciso realizar dois exames. O resultado sai em cinco dias. O caso segue sob sigilo. A febre maculosa é uma doença infecciosa causada por uma bactéria transmitida através da picada de uma espécie de carrapato, o carrapato-estrela. Vale ressaltar que a doença não é transmitida diretamente de pessoa para pessoa. Os sintomas são: febre alta, dores de cabeça, vômitos, náuseas, diarreia, dores musculares, entre outros.